Notícias

Investigação desmentiu motorista

Condutor de trator que atropelou e matou motociclista em Penedo pode ser indiciado por homicídio doloso

Por Redação 24/09/2025 15h03
Condutor de trator que atropelou e matou motociclista em Penedo pode ser indiciado por homicídio doloso

O homem que dirigia o trator envolvido no atropelamento que matou o motociclista Josué dos Santos, de 55 anos, em Penedo, pode ser indiciado por homicídio doloso, após uma investigação da Polícia Civil que desmentiu sua versão sobre o acidente. Inicialmente, o condutor, identificado pelas iniciais J.B.R., afirmou que não estava no comando da máquina no momento da colisão e acusou sua mulher, que ficou gravemente ferida, de ser a responsável pela direção do trator. No entanto, imagens de câmeras de segurança e depoimentos de testemunhas apontaram o contrário.

O delegado Rômulo Andrade revelou que as filmagens mostram claramente o homem operando o trator enquanto sua mulher estava como passageira. Essa informação foi corroborada por testemunhas, que já haviam confirmado a versão da Polícia. A atitude do suspeito em negar os fatos fez com que ele permanecesse detido, à disposição da Justiça.

Durante a investigação, também foi constatado que o suspeito apresentava sinais de embriaguez. O teste de etilômetro realizado em J.B.R. acusou 0,80 mg/L de álcool no sangue, valor superior ao permitido para condução de veículos, o que configurou o crime de embriaguez ao volante. O delegado Andrade declarou que, com base nessa evidência, o homem "assumiu o risco de matar".

"Ele foi autuado inicialmente por homicídio culposo, por dirigir embriagado e sem carteira de habilitação. Mas, conforme o andamento do inquérito, podemos avaliá-lo por homicídio doloso, pois, embora não tivesse a intenção de matar, assumiu o risco de causar a morte", explicou o delegado.
O acidente ocorreu quando o trator desgovernado atingiu Josué dos Santos, que estava em sua motocicleta. Em seguida, o veículo danificou um automóvel e, por último, derrubou o muro de uma residência. A área foi isolada pela Polícia Militar do 11º Batalhão, e o corpo da vítima foi recolhido pelo Instituto de Medicina Legal (IML). Peritos do Instituto de Criminalística também estiveram no local.

Além de Josué, a esposa do suspeito também foi vítima do acidente, ficando gravemente ferida. Ela caiu do trator durante a colisão e, posteriormente, foi atropelada pelo próprio veículo. Uma equipe do Corpo de Bombeiros prestou socorro à mulher.

O condutor do trator foi preso em flagrante pelos policiais militares e, após a realização do teste de embriaguez, foi encaminhado ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Penedo. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil, que deve avaliar a possibilidade de novas imputações legais ao suspeito.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu