Notícias
Servidor do INSS é afastado em Alagoas por suspeita de fraudes e desvios no sistema previdenciário
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (7), uma operação em três cidades do interior de Alagoas para desarticular uma organização criminosa acusada de fraudes no sistema previdenciário e lavagem de dinheiro. Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Arapiraca, Coruripe e Porto Real do Colégio. Um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), apontado como peça-chave do esquema, foi afastado cautelarmente das funções.
Batizada de "Átropos", a operação contou com apoio do Núcleo de Inteligência da Previdência Social e teve as ordens judiciais expedidas pela 4ª Vara da Justiça Federal de Alagoas. A Justiça também autorizou a quebra de sigilo bancário de oito investigados.
De acordo com a PF, o grupo atuava de forma estruturada e usava o acesso privilegiado do servidor para manipular o sistema do INSS. As fraudes envolviam a reativação de benefícios anteriormente negados ou cancelados, alterações na data de entrada dos requerimentos para gerar pagamentos retroativos elevados e o cadastro irregular de advogados como procuradores, sem a devida documentação, o que permitia o saque dos valores indevidamente liberados.
O prejuízo estimado à Previdência Social já ultrapassa R$ 1 milhão, considerando apenas os pagamentos identificados até o momento. A PF, no entanto, alerta que o valor pode ser muito maior, já que parte dos benefícios fraudados ainda estaria ativa, gerando novos pagamentos mensais.
O servidor investigado foi afastado como medida preventiva para evitar a continuidade das fraudes e garantir a integridade da apuração.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Inclusão escolar
Formação aborda inclusão para estudantes com TEA
-
Alega Alzheimer
Perícia da PF vai definir se Augusto Heleno pode cumprir pena em regime fechado
-
Novo golpe
Golpistas se passam por fiscais e fazem cobranças a ambulantes na orla de Maceió
-
Veículo foi recolhido
Crianças são encontradas trancadas e abandonadas em minivan irregular no Santos Dumont
-
Regime fechado
Homem é condenado a 20 anos por tentar matar companheira com faca em Maceió



