Notícias
Alagoas avança na integração de órgãos à Redesim e prevê digitalização da Vigilância Sanitária em dois meses
O Governo de Alagoas iniciou nessa segunda-feira (6) uma nova etapa para ampliar a integração de órgãos à Redesim, sistema que unifica processos de registro e legalização de empresas no estado. A primeira reunião do Comitê da Redesim foi realizada na sede da Junta Comercial (Juceal), com o objetivo de formar um grupo de trabalho para definir prazos, resolver pendências e acelerar o licenciamento empresarial.
Atualmente, a plataforma Facilita Alagoas — interface digital da Redesim no estado — já integra serviços da Juceal, Receita Federal, Secretaria da Fazenda (Sefaz-AL), Corpo de Bombeiros (CBMAL) e as 102 prefeituras alagoanas. Nesta nova fase, o sistema passará a contar também com a Vigilância Sanitária estadual, Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL), Agência de Defesa Agropecuária (Adeal) e a Secretaria de Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (Sedics).
Um dos principais encaminhamentos da reunião foi o compromisso de digitalizar os serviços da Vigilância Sanitária dentro de um prazo de até dois meses. Já a Sedics deve ter um fluxo específico no Facilita Alagoas para pedidos de incentivos fiscais, com previsão de entrega da ferramenta em até cinco meses.
O Corpo de Bombeiros e a Sefaz-AL terão foco na organização de demandas antigas no sistema e na melhoria do atendimento a novas solicitações.
A reunião contou com representantes da Juceal, Seplag, Sebrae/AL e da empresa Vox Tecnologia, responsável pela manutenção e desenvolvimento do Facilita Alagoas.
Também ficou definido que a partir de 20 de outubro, serão realizados workshops para prefeitos e gestores municipais, com o objetivo de apresentar as mudanças e garantir que todos os 102 municípios se adaptem à nova realidade digital da Redesim, que inclui, por exemplo, a consulta automática de localização para abertura de empresas.
Segundo a coordenação da Juceal, o comitê se reunirá quinzenalmente para acompanhar a evolução da integração dos órgãos e garantir que os serviços sejam efetivamente incorporados à plataforma.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Diversidade empresarial
Confira o número de empresas por bairro da capital alagoana
-
Moradias
Alagoas tem mais de 3.500 casas populares em construção para entrega a famílias vulneráveis
-
Reforço
TRE-AL empossa aprovados no concurso unificado da Justiça Eleitoral
-
Sequestro e tortura
Homem suspeito de matar alagoano no Mato Grosso morre em confronto com a polícia
-
Lavagem Paulista
Operação Tenebris Tuning mira lavagem de dinheiro e organização criminosa em Alagoas



