Notícias

Salvar vidas

Com 40ª doação de órgãos em 2025, Alagoas iguala total do ano passado e reforça importância da conscientização

Por Redação 10/10/2025 14h02
Com 40ª doação de órgãos em 2025, Alagoas iguala total do ano passado e reforça importância da conscientização

Alagoas atingiu, na noite da última quinta-feira (9), a marca de 40 doações de órgãos autorizadas em 2025, igualando o número registrado em todo o ano passado. A nova captação ocorreu no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e foi possível após a autorização da família de um jovem de 19 anos, diagnosticado com morte encefálica após sofrer traumatismo craniano.

A ação envolveu equipes do HGE, da Central de Transplantes de Alagoas e da Organização de Procura de Órgãos (OPO). Foram captados o coração e o fígado do doador, que agora oferecerão uma nova chance de vida a dois pacientes que aguardavam na fila de transplantes.

Apesar do avanço nas autorizações, os desafios permanecem. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgados em setembro, 606 pessoas ainda esperam por um transplante no estado. A maioria (566) aguarda por uma córnea, seguida por 31 pacientes que precisam de um rim, cinco de um fígado e quatro de um coração.

A decisão pela doação só pode ser tomada após confirmação oficial de morte encefálica, feita por uma equipe médica especializada, e mediante autorização da família. O procedimento de retirada dos órgãos é feito com rigor técnico e legal, sem causar deformidades no corpo, como explica o coordenador da OPO, médico Lucas Santana.

"A retirada é cirúrgica e respeita normas que garantem a dignidade do doador. O corpo é preparado para o velório com aparência natural, o que também ajuda no processo de luto da família", detalha o profissional.

Não é necessário deixar nenhum documento assinado em vida para ser doador. Basta que a pessoa manifeste seu desejo à família. Segundo especialistas, quando esse diálogo já aconteceu, o momento da decisão tende a ser mais tranquilo e significativo.

O diretor médico do HGE, Miqueias Damacena, destacou o papel da equipe envolvida em todas as captações realizadas este ano. “Essas histórias mostram como uma vida pode recomeçar no momento mais difícil de outra. Que sirvam de inspiração para que mais famílias falem sobre o tema”, disse.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu