Notícias
Apagão atinge quase todo o país após incêndio em subestação no Paraná
Falha no sistema elétrico afetou o Distrito Federal e 23 estados; governo investiga causas do incidente ocorrido na madrugada desta terça-feira (14)
Um apagão de grandes proporções deixou o Distrito Federal e ao menos 23 estados sem energia elétrica durante a madrugada desta terça-feira (14). O problema foi registrado em todas as regiões do país e teve origem em um incêndio na subestação de Bateias, localizada em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR).
De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o incêndio começou por volta de 0h30 e provocou uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN), que distribui energia entre as regiões brasileiras. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga foram interrompidos.
Entre os estados afetados estão Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.
Em nota, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) afirmou que o incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e que nenhum equipamento da empresa ou de outras companhias instaladas na área foi danificado.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou que o ocorrido foi um “problema elétrico pontual” e não está relacionado à falta de energia no sistema. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) enviará uma equipe de fiscalização à subestação para apurar as causas do incidente.
O ONS informou ainda que iniciou, de forma imediata, uma operação conjunta com agentes do setor elétrico para restabelecer o fornecimento em todo o país. Uma reunião técnica deve ocorrer ainda nesta terça-feira para detalhar as causas da interrupção.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Reforço
TRE-AL empossa aprovados no concurso unificado da Justiça Eleitoral
-
Sequestro e tortura
Homem suspeito de matar alagoano no Mato Grosso morre em confronto com a polícia
-
Lavagem Paulista
Operação Tenebris Tuning mira lavagem de dinheiro e organização criminosa em Alagoas
-
Operação NARKE 5
Alagoas detalha participação em operação nacional contra narcotraficantes
-
Fique atento
Feriado de Nossa Senhora da Conceição altera operação dos ônibus em Maceió na segunda (8)



