Notícias

"Não precisaremos neste ano"

Governo descarta retorno do horário de verão em 2025, afirma ministro de Minas e Energia

Por Redação com agências 14/10/2025 18h06
Governo descarta retorno do horário de verão em 2025, afirma ministro de Minas e Energia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o governo federal está “completamente seguro” de que não será necessário retomar o horário de verão em 2025. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, transmitido por emissoras de rádio de todo o país.

Segundo Silveira, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que se reúne mensalmente para avaliar a segurança energética e a modicidade tarifária, concluiu que o Brasil atravessa um momento de estabilidade no fornecimento de energia.

“Graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano”, afirmou o ministro.

Silveira destacou que o país depende majoritariamente de suas hidrelétricas, que têm sido reforçadas com o uso de usinas térmicas. O governo pretende lançar, ainda neste mês, um novo leilão voltado à contratação de termelétricas.

O ministro também comentou o avanço das fontes renováveis, como a solar e a eólica, mas alertou para a intermitência dessas energias, que dependem de condições climáticas. Como solução, o governo federal planeja lançar um leilão para baterias de armazenamento ainda em 2025.

“Vamos literalmente armazenar vento”, disse Silveira, ao explicar que o objetivo é garantir o fornecimento de energia mesmo quando o sol ou o vento não estiverem disponíveis. “Através da bateria, vamos ter o sol até 22h armazenado.”

Silveira também mencionou apagões recentes na Península Ibérica, que teriam sido provocados por oscilações no fornecimento de energia renovável, como forma de reforçar a importância de garantir estabilidade ao sistema elétrico.

Apesar de afirmar que o Brasil possui um sistema “muito robusto”, o ministro destacou que, caso houvesse necessidade, o governo não hesitaria em retomar o horário de verão. “O que não pode é faltar energia para o povo brasileiro.”

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu