Notícias
Carteira de Identidade Nacional já pode ser emitida em 17 cartórios de Alagoas
Moradores de Alagoas já podem emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em 17 cartórios espalhados pelo estado. O serviço, que tem como objetivo facilitar o acesso à documentação civil, foi viabilizado por meio de um convênio entre o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), a Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL), o Governo do Estado e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL).
A CIN é o novo modelo de documento de identificação civil válido em todo o país, que adota o CPF como número único de registro. O custo para a emissão é de R$ 40 para a primeira via e R$ 76 para a segunda via. O documento é entregue no próprio cartório onde foi solicitado, com prazo de até 20 dias.
Para tirar a nova carteira, o cidadão deve apresentar a certidão de nascimento legível, preferencialmente atualizada. A expectativa é de que a capilaridade dos cartórios ajude a ampliar o acesso ao serviço, principalmente em municípios mais afastados dos grandes centros.
“É um serviço que vem para melhorar o atendimento ao público, pois esse é um documento essencial à cidadania”, afirmou o presidente do TJAL, Fábio Bittencourt, que iniciou o projeto quando ainda estava à frente da Corregedoria. Segundo ele, a ampliação do serviço a mais unidades será positiva para a população.
O presidente da Arpen/AL, Wagner Falcão, também destacou o impacto social da medida. “Facilita muito a vida da população, e o apoio do Tribunal e da Corregedoria foi primordial para que o projeto fosse aprovado e implantado no estado”, afirmou.
A lista dos 17 cartórios onde o serviço já está disponível pode ser consultada aqui.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Reforço
TRE-AL empossa aprovados no concurso unificado da Justiça Eleitoral
-
Sequestro e tortura
Homem suspeito de matar alagoano no Mato Grosso morre em confronto com a polícia
-
Lavagem Paulista
Operação Tenebris Tuning mira lavagem de dinheiro e organização criminosa em Alagoas
-
Operação NARKE 5
Alagoas detalha participação em operação nacional contra narcotraficantes
-
Fique atento
Feriado de Nossa Senhora da Conceição altera operação dos ônibus em Maceió na segunda (8)



