Notícias
Professores já podem solicitar Carteira Nacional Docente com validade de 10 anos e benefícios exclusivos
Professores em exercício nas redes pública e privada de ensino em todo o país já podem solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), documento que garante benefícios como meia-entrada em eventos culturais e descontos em produtos e serviços. O cadastro está disponível no site do programa Mais Professores para o Brasil e pode ser feito por profissionais de todos os níveis de ensino, da educação infantil ao ensino superior.
A CNDB tem validade de 10 anos e poderá ser emitida por até 2,7 milhões de professores em todo o país, segundo estimativa do Ministério da Educação (MEC). A carteira é gratuita, opcional e pode ser usada como identificação funcional.
Para solicitar o documento, é necessário que o professor esteja em exercício da função em uma instituição cadastrada no MEC, tenha CPF regular e utilize login do Gov.br. Após preencher as informações e enviar uma foto 3x4 digital, o professor poderá visualizar a versão digital da carteira e fazer o download. A versão impressa começa a ser distribuída apenas no próximo ano.
O sistema acessa automaticamente os dados do profissional, com base nos cadastros das redes de ensino. Caso o vínculo não seja reconhecido, o professor deverá procurar a escola onde trabalha para corrigir as informações no banco de dados oficial.
A carteira é válida mesmo em caso de demissão, mas o uso dos benefícios associados ao documento é suspenso três meses após o fim do vínculo empregatício.
Inicialmente, a CNDB é destinada apenas a professores em atividade. Autônomos ou sem contrato com instituições de ensino não têm direito ao documento. Já aposentados deverão ser contemplados em uma segunda etapa, segundo o MEC.
Entre os benefícios já confirmados, estão descontos de até 15% em hotéis ligados à Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) e acesso a um cartão de crédito da Caixa Econômica Federal sem anuidade. A lista de empresas parceiras é atualizada regularmente no site do programa.
O governo federal também abriu edital para que novas empresas ofereçam vantagens a professores, como descontos mínimos de 10% em produtos ou serviços. O chamamento segue aberto até 30 de novembro para companhias com atuação nacional ou regional.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Lavagem Paulista
Operação Tenebris Tuning mira lavagem de dinheiro e organização criminosa em Alagoas
-
Operação NARKE 5
Alagoas detalha participação em operação nacional contra narcotraficantes
-
Fique atento
Feriado de Nossa Senhora da Conceição altera operação dos ônibus em Maceió na segunda (8)
-
Inclusão escolar
Formação aborda inclusão para estudantes com TEA
-
Alega Alzheimer
Perícia da PF vai definir se Augusto Heleno pode cumprir pena em regime fechado


