Notícias
Dossiê de senador aponta que STJ concedeu mais de 9 mil habeas corpus a traficantes em 2024
Um levantamento realizado pelo senador Jorge Seif (PL-SC) revela que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu 9.166 habeas corpus a condenados ou investigados por tráfico de drogasapenas em 2024. O número representa metade de todas as decisões favoráveisdo tribunal nesse tipo de ação, usada para arquivar inquéritos, anular processos ou libertar presos.
No Supremo Tribunal Federal (STF), foram 577 habeas corpus concedidos no mesmo período, com o tráfico de drogastambém aparecendo como o crime mais recorrente entre os beneficiados.
Os números integram o dossiê “A Ascensão do Narcoestado do Brasil”, elaborado por Seif após oito meses de pesquisa e mais de 400 horas de análise de decisões judiciais, reportagens e dados oficiais. Até o momento, o parlamentar divulgou apenas as estatísticas referentes ao ano de 2024.
Judiciário e fortalecimento das facções
Segundo o senador, os dados mostram que o Judiciário brasileiro tem contribuído, “ainda que de forma involuntária”, para o fortalecimento das facções criminosas.
Nos últimos anos, as decisões do STF e do STJ relacionadas ao narcotráfico têm adotado uma postura mais garantista, o que, na prática, tem favorecido a soltura de presos flagrados com drogas. Os tribunais vêm derrubando prisões preventivas genéricas, ou seja, decretadas sem justificativas individualizadas que demonstrem o risco concreto de reincidência.
Há também casos em que o STJ anulou provas obtidas em buscas pessoais ou domiciliares baseadas apenas em denúncias anônimas, sem diligências prévias que caracterizassem “fundadas razões” para a medida — um entendimento que tem se tornado recorrente nas cortes superiores.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Lavagem Paulista
Operação Tenebris Tuning mira lavagem de dinheiro e organização criminosa em Alagoas
-
Operação NARKE 5
Alagoas detalha participação em operação nacional contra narcotraficantes
-
Fique atento
Feriado de Nossa Senhora da Conceição altera operação dos ônibus em Maceió na segunda (8)
-
Inclusão escolar
Formação aborda inclusão para estudantes com TEA
-
Alega Alzheimer
Perícia da PF vai definir se Augusto Heleno pode cumprir pena em regime fechado



