Notícias
Brasil tem mais de 17 mil sindicatos ativos, mas baixa representatividade
Número elevado de entidades fragmentadas limita força política e eficiência nas negociações trabalhistas
O Brasil possui mais de 17 mil sindicatos ativos, superando sozinho a soma de países como França, Argentina, México, Estados Unidos e Alemanha. Apesar do fim do imposto sindical obrigatório, a estrutura do país permaneceu altamente fragmentada, com milhares de entidades de pequena representatividade e capacidade limitada de negociação.
Em comparação, os Estados Unidos têm cerca de 300 sindicatos; Argentina, 3,5 mil; México e Canadá, 2 mil e 400, respectivamente. Entre as principais economias europeias, os números são ainda menores: Reino Unido (128), França (100) e Alemanha (80). Nesses países, as representações sindicais são mais unificadas e financeiramente independentes, garantindo maior força política e eficiência nas negociações.
A multiplicação de sindicatos no Brasil é apontada como uma das causas para a queda da taxa de sindicalização, hoje inferior a 9%. O excesso de entidades, muitas vezes sobrepostas e sem estrutura adequada, gerou um sistema caro, burocrático e de pouca influência nas relações de trabalho.
Especialistas defendem que a modernização do sindicalismo brasileiro passa por fusões, profissionalização e transparência. Com representações mais amplas e eficientes, o setor poderia recuperar legitimidade e voltar a atuar como agente de equilíbrio e produtividade na economia.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Operação NARKE 5
Alagoas detalha participação em operação nacional contra narcotraficantes
-
Fique atento
Feriado de Nossa Senhora da Conceição altera operação dos ônibus em Maceió na segunda (8)
-
Inclusão escolar
Formação aborda inclusão para estudantes com TEA
-
Alega Alzheimer
Perícia da PF vai definir se Augusto Heleno pode cumprir pena em regime fechado
-
Novo golpe
Golpistas se passam por fiscais e fazem cobranças a ambulantes na orla de Maceió


