Notícias
Exposição “Imagens do Inconsciente” celebra os 120 anos de Nise da Silveira com obras criadas por usuários da rede de saúde mental de Alagoas
As obras das exposições são fruto de oficinas de arte realizadas em 10 municípios alagoanos, envolvendo 200 usuários de Centros de Atenção Psicossocial (CAPs); mostras serão realizadas em Maceió e Arapiraca
A força criativa que nasce da liberdade e da escuta sensível dá forma à exposição “Imagens do Inconsciente”, que acontece de 4 a 28 de novembro, na Galeria do Anexo do Teatro Deodoro, em Maceió, e de 5 a 23 de novembro, no Partage Shopping Arapiraca. A mostra é parte do projeto “Nise em Cores e Formas”, idealizado pelo Instituto de Ação e Desenvolvimento para a Cidadania (IADEC), com apoio do Governo de Alagoas e do Ministério da Cultura, em homenagem aos 120 anos da psiquiatra alagoana Nise da Silveira, referência mundial na humanização do tratamento em saúde mental.
As obras que compõem a exposição são fruto de 80 oficinas de arte realizadas em 10 municípios alagoanos, envolvendo 200 usuários de Centros de Atenção Psicossocial (CAPs). O resultado é uma coletânea de cores, texturas e formas que revelam o inconsciente, os afetos e o poder de expressão de pessoas que, como defendia Nise, encontraram na arte uma forma de cura, autonomia e dignidade.
As oficinas foram conduzidas pela Rede Alagoana de Artistas Visuais para a Saúde Mental, criada especialmente para o projeto e formada por artistas, arte-educadores e oficineiros que acompanharam de perto o processo criativo dos participantes. A ação também deixou sua marca em forma de murais e intervenções artísticas espalhadas por cidades como Arapiraca, Capela, Maceió, Penedo, Palmeira dos Índios, Piranhas, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, União dos Palmares e Matriz de Camaragibe, fortalecendo a presença da arte nos espaços públicos e de convivência.
Para o diretor-geral do projeto, Vinícius Palmeira, a iniciativa vai além de celebrar o legado de Nise da Silveira.
“A exposição evidencia o papel das políticas públicas de saúde mental e cultura em Alagoas, ao unir arte, afeto e inclusão. As obras expostas são expressões de mundos interiores, cada uma revelando a potência criadora que habita em todo ser humano, especialmente naqueles que enfrentam o estigma da loucura”, ressaltou.
A curadoria é assinada pela escultora Marta Arruda, com supervisão da produtora Patrícia Mourão, e coordenação da Supervisão da Atenção Psicossocial (SUAP) da Secretaria de Estado da Saúde, Thereza Cristina Tenório.
Serviço
Exposição “Imagens do Inconsciente” – Projeto Nise em Cores e Formas
Maceió
Local: Galeria do Anexo – Teatro Deodoro
Período: 4 a 28 de novembro
Horário: Segunda a sexta, das 9h às 17h
Arapiraca
Local: Partage Shopping Arapiraca
Período: 5 a 23 de novembro
Horário: Domingo a domingo, das 10h às 22h
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Inclusão escolar
Formação aborda inclusão para estudantes com TEA
-
Alega Alzheimer
Perícia da PF vai definir se Augusto Heleno pode cumprir pena em regime fechado
-
Novo golpe
Golpistas se passam por fiscais e fazem cobranças a ambulantes na orla de Maceió
-
Veículo foi recolhido
Crianças são encontradas trancadas e abandonadas em minivan irregular no Santos Dumont
-
Regime fechado
Homem é condenado a 20 anos por tentar matar companheira com faca em Maceió


