Notícias
Hospital da Cidade destaca importância da abordagem 'Saúde Única' no cuidado integral à população
No Dia Mundial de Uma Só Saúde, o Hospital da Cidade destaca a importância da integração entre a saúde humana, animal e ambiental, reforçando seu papel em promover ações conjuntas que buscam soluções mais amplas e sustentáveis para os desafios sanitários contemporâneos.
Gerido pela organização social Maceió Saúde, o Hospital da Cidade, primeiro hospital municipal da história de Maceió, tem sido referência em atenção hospitalar com foco em qualidade, inovação e cuidado humanizado, filosofia em plena sintonia com os princípios da Saúde Única, que visa promover o bem-estar das pessoas em harmonia com o meio em que vivem.
“A ideia da saúde única é o coração da forma como cuidamos das pessoas aqui. Esse conceito reconhece que a saúde humana está totalmente ligada à saúde dos animais e à saúde do meio ambiente. Para Maceió, uma cidade linda, com praia, área urbana e essa interação constante com a natureza, essa abordagem não é apenas boa, é fundamental, precisamos olhar para esse pacote completo”, destaca Acleydna Ferro, coordenadora multiprofissional do Hospital da Cidade.
Segundo a coordenadora, a proposta vai muito além das paredes do hospital. “Não dá para cuidar bem da nossa população sem considerar o que está em volta, o ecossistema. Doenças que vêm de bichos ou de insetos, a qualidade do nosso ar, a qualidade da nossa água, tudo isso tem um impacto direto no bem-estar de cada maceioense. É por isso que a Saúde Única é tão importante”, afirma.
Acleydna ressalta, ainda, que essa visão integrada reflete a forma como o Hospital da Cidade organiza o seu cuidado.
“Como coordenadora multiprofissional do hospital, vejo a Saúde Única como pilar da nossa integração entre as equipes. Aqui no Hospital da Cidade, nossa prioridade é que o paciente seja visto por inteiro. Isso significa que o tratamento não é responsabilidade apenas do médico ou do enfermeiro. Nós contamos com uma equipe completa de nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, odontólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais", detalha.
E completa: "Todos nós entendemos que coisas que acontecem fora do hospital, como as condições de moradia, o saneamento e até a forma como a pessoa convive com os animais, são fatores cruciais para a saúde dela. Por isso, tudo isso entra na nossa abordagem de tratamento e prevenção".
O Dia da Saúde Única, celebrado em 3 de novembro, promove a conscientização sobre a interconexão entre a saúde humana, a saúde animal e a saúde ambiental.
Para Acleydna, essa filosofia amplia o papel do hospital e transforma a maneira de fazer saúde pública. “Essa abordagem da Saúde Única permite que o Hospital da Cidade atue de uma forma muito mais inteligente, proativa e preventiva. Ao adotarmos essa visão, a gente não só trata a doença que já chegou, mas também trabalha com um compromisso ainda maior, o de construir um futuro mais saudável e sustentável para todos em Maceió", conclui.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
Organização que mantinha “Tribunal do Crime” é alvo de operação em Alagoas
-
Abertura será no sábado (06)
Prefeitura de Maceió entra na reta final da montagem do Natal de Todos Nós
-
Segurança Pública
Mais de 100 PMs concluem nivelamento operacional em Arapiraca
-
Investigação
MP-AL abre inquérito para apurar criação de cargos comissionados na Câmara de Craíbas
-
Tragédia no trânsito
Idoso morre em colisão entre cinquentinha e caminhão na zona rural de Lagoa da Canoa



