Notícias

EUA enviam carta ao secretário de Segurança do RJ e se colocam “à disposição” para apoiar combate ao tráfico

Washington elogia ação das forças do Rio, lamenta morte de quatro policiais e oferece assistência

Por Redação com agências 05/11/2025 08h08
EUA enviam carta ao secretário de Segurança do RJ e se colocam “à disposição” para apoiar combate ao tráfico
O presidente dos EUA, Donald Trump - Foto: Reprodução

O governo dos Estados Unidos enviou, nesta terça-feira (4/11), uma carta dirigida ao secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, na qual se colocou “à disposição para qualquer apoio necessário” no enfrentamento ao tráfico de drogas. O comunicado, assinado por James Sparks, do setor de Repressão às Drogas do Departamento de Justiça dos EUA, elogia a atuação das forças de segurança do estado e manifesta condolências pela morte de quatro policiais durante a recente Operação Contenção.

No documento redigido em Washington e obtido pela coluna, Sparks escreve que “é com profundo pesar que expressamos nossas mais sinceras condolências pela trágica perda dos quatro policiais que tombaram no cumprimento do dever, durante a recente Operação Contenção no Complexo do Alemão”. A carta ressalta o reconhecimento pela coragem e sacrifício dos agentes e reafirma a disposição americana em prestar apoio técnico ou operacional, caso seja necessário.

A correspondência chega em meio à repercussão nacional da megaoperação que atingiu os complexos da Penha e do Alemão, ação que, segundo autoridades estaduais, teve como alvo lideranças do Comando Vermelho. O episódio reacendeu o debate sobre a estratégia de segurança pública no estado, a coordenação entre as esferas federal e estadual e os pedidos por mais recursos e cooperação internacional para enfrentar facções criminosas.

Desde a divulgação da carta, a Secretaria de Segurança do Rio não se manifestou oficialmente sobre que tipo de apoio poderia ser solicitado ou já estar em tratativas com órgãos americanos. No plano político, a mensagem de Washington deve ser vista tanto como um gesto de solidariedade institucional quanto como um elemento para reforçar a pressão por operações conjuntas e troca de inteligência no curto prazo.

A BBC/Agência local/coluna (dependendo da fonte que publicou originalmente a carta) destaca ainda que a comunicação foi assinada por um representante da Drug Enforcement Administration, órgão americano de repressão às drogas, o que indica interesse específico em cooperação antinarcóticos. Autoridades fluminenses e federais podem ser procuradas para avaliar eventuais pedidos formais de assistência ou apoio técnico.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu