Notícias
Lula altera agenda e confirma participação na Cúpula da Celac na Colômbia
Presidente deve levar ao encontro a preocupação com tensão entre Estados Unidos e Venezuela, após série de ações militares na costa venezuelana
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva modificou sua programação e deve participar da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), marcada para domingo (09) e segunda-feira (10), na Colômbia. Inicialmente, o chefe do Executivo viajaria para Fernando de Noronha, onde inauguraria o novo sistema de energia solar da ilha, mas a missão foi adiada. Segundo interlocutores do Planalto, há previsão de viagem, embora o Palácio ainda não tenha confirmado oficialmente.
O Itamaraty convocou um briefing para quinta-feira (06) a fim de detalhar a participação do presidente, procedimento comum quando viagens internacionais são definidas.
A principal pauta que Lula pretende levar ao encontro é a crescente tensão entre Estados Unidos e Venezuela. O presidente brasileiro demonstrou preocupação com a presença de embarcações militares americanas na costa venezuelana e defendeu que ações de combate ao narcotráfico devem ocorrer sem escaladas militares. “Vamos tentar, na Celac, discutir essa questão da Venezuela, a participação das forças armadas americanas no Caribe. Não é necessário”, afirmou Lula, em entrevista no dia 4, durante agenda em Belém.
Nos últimos meses, os Estados Unidos enviaram navios de guerra à região sob justificativa de coibir o tráfico de drogas. Até o momento, foram registrados 14 ataques a embarcações suspeitas de transportar entorpecentes rumo ao território americano, resultando em 61 mortes. Para Lula, a cooperação internacional deve priorizar apoio e não ações que possam ampliar o conflito.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Novo golpe
Golpistas se passam por fiscais e fazem cobranças a ambulantes na orla de Maceió
-
Veículo foi recolhido
Crianças são encontradas trancadas e abandonadas em minivan irregular no Santos Dumont
-
Regime fechado
Homem é condenado a 20 anos por tentar matar companheira com faca em Maceió
-
CPMI do INSS
Senador Girão afirma que família de Lula está “toda enrolada com roubo”
-
Evento
Timbó Fest: Prefeitura de União anuncia festa no distrito no dia 13 de dezembro



