Notícias
Anvisa proíbe venda de glitters usados em confeitaria e ordena recolhimento por conter plástico e substância desconhecida
Produtos de diferentes marcas apresentaram materiais inadequados para consumo e, em alguns casos, um componente identificado como “metal de transição laminado atômico 99”
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (13), a suspensão da comercialização e o recolhimento de diversos glitters e pós decorativos utilizados em confeitaria, após identificar a presença de materiais plásticos e, em alguns casos, de um ingrediente descrito como “metal de transição laminado atômico 99”, cuja origem e composição são desconhecidas.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.
Entre os produtos afetados estão: Glitter Glow e Glitter Shine, da marca Iceberg Chef; Flocos de Ouro, Flocos de Prata, Flocos Rose Gold, Pó de ouro, Pó para decoração e Brilho para decoração, da marca Jeni Joni; Glitter para Decoração, da marca Jady Confeitos; e Glitter Para Decoração Glitz, da empresa Fab.
Marca Iceberg Chef
A Anvisa suspendeu a comercialização, propaganda, distribuição e fabricação dos produtos Glitter Glow e Glitter Shine, da marca Iceberg Chef.
A medida foi motivada pela presença de materiais plásticos coloridos e pela indicação incorreta de uso como ingrediente alimentar, conforme informações disponíveis no site da empresa e em plataformas de comércio eletrônico.
Marca Jeni Joni
Também foram suspensos os seguintes produtos da marca Jeni Joni (Nadja F. de Almeida Confeitos): Flocos de Ouro, flocos de Prata e Flocos Rose Gold, pó de ouro, pó para decoração e brilho para decoração (glitter)
De acordo com a Anvisa, além de conter materiais plásticos, os itens Flocos de Ouro, Prata e Rose Gold apresentaram o ingrediente “metal de transição laminado atômico 99”. A agência também identificou que os produtos eram promovidos como ingredientes comestíveis, levando à determinação de recolhimento e suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e propaganda.
Marca Jady Confeitos
O produto Glitter para Decoração, da Jady Confeitos, teve suspensas a comercialização, fabricação, distribuição, propaganda e uso, após constatação de materiais plásticos em sua composição e divulgação indevida como produto alimentício.
Marca Glitz (empresa Fab)
A medida também atinge o Glitter Para Decoração Glitz, da empresa Fab Indústria e Comércio de Produtos para Artes e Festas Ltda.
A Anvisa determinou o recolhimento e a suspensão de comercialização, distribuição, fabricação e propaganda do item, devido à presença de materiais plásticos inadequados para consumo.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
Organização que mantinha “Tribunal do Crime” é alvo de operação em Alagoas
-
Abertura será no sábado (06)
Prefeitura de Maceió entra na reta final da montagem do Natal de Todos Nós
-
Segurança Pública
Mais de 100 PMs concluem nivelamento operacional em Arapiraca
-
Investigação
MP-AL abre inquérito para apurar criação de cargos comissionados na Câmara de Craíbas
-
Tragédia no trânsito
Idoso morre em colisão entre cinquentinha e caminhão na zona rural de Lagoa da Canoa



