Notícias

Obrigatório para novos benefícios

INSS passa a exigir cadastro biométrico em novos pedidos de benefícios

Por Redação com agências 21/11/2025 17h05
INSS passa a exigir cadastro biométrico em novos pedidos de benefícios

A partir de 21 de novembro de 2025, novos pedidos de benefícios ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverão incluir comprovação biométrica, medida que visa combater fraudes. A mudança não afetará beneficiários que já recebem aposentadorias, pensões ou auxílios, nem resultará em bloqueios automáticos.

Segundo o INSS, a atualização biométrica será implementada de forma gradual, com avisos individuais aos beneficiários que precisarem regularizar a situação, garantindo tempo para obtenção da Carteira de Identidade Nacional (CIN) sem impactar pagamentos. Inicialmente, serão aceitas biometrias da CIN, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou do Título de Eleitor.

Algumas pessoas estão dispensadas da exigência, incluindo idosos acima de 80 anos, pessoas com dificuldade de locomoção comprovada, moradores de áreas de difícil acesso, migrantes em situação de refúgio ou apátridas e residentes no exterior. Temporariamente, até 30 de abril de 2026, solicitantes de salário-maternidade, benefício por incapacidade temporária ou pensão por morte também estarão isentos.

O cronograma do INSS prevê que, a partir de 1º de maio de 2026, quem não possuir biometria nos documentos aceitos precisará emitir a CIN para dar andamento ao pedido. A partir de 1º de janeiro de 2028, a CIN será o único documento aceito com biometria para todos os requerimentos e manutenção de benefícios, unificando e simplificando a identificação.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu