Notícias

Alexandre de Moraes decreta prisão preventiva de Jair Bolsonaro

Ex-presidente foi levado de casa, em Brasília, para a superintendência da PF; aliados criticam ação e falam em injustiça

Por Redação com agências 22/11/2025 08h08 - Atualizado em 22/11/2025 08h08
Alexandre de Moraes decreta prisão preventiva de Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução

A Polícia Federal prendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na manhã deste sábado (22), em Brasília. A detenção ocorreu após o cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido pelo Supremo Tribunal Federal. Agentes em viaturas descaracterizadas chegaram ao condomínio onde Bolsonaro mora, no Jardim Botânico, por volta das 6h, e o conduziram à superintendência da PF na capital.

A prisão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e é preventiva. Ou seja, não se trata da execução de pena da condenação imposta a Bolsonaro em setembro, que ainda não transitou em julgado.

Nas redes sociais, a prisão provocou forte reação entre parlamentares aliados. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), declarou que Bolsonaro “sempre será inocente”, mesmo após a condenação a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado. Já o deputado Zucco (PL-RS), líder da oposição, classificou a medida como injusta e motivada por “vingança”.

A deputada Caroline de Toni (PL-SC) também se manifestou, afirmando que a prisão representa “um dos maiores absurdos já cometidos pela justiça brasileira”.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu