Notícias
Alagoas registra crescimento de 71% em processos deferidos com o uso de Inteligência Artificial
Dois meses após o lançamento da inteligência artificial integrada ao Portal Facilita Alagoas, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) registrou um aumento significativo na aprovação de processos empresariais, que subiu 71,41%. Durante esse período, também houve uma redução notável no tempo de análise dos processos, que agora leva em média 7 horas e 44 minutos, um avanço considerável.
Para o público externo, a inteligência artificial, disponível desde 22 de setembro, oferece uma verificação preliminar dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas, antes da entrada dos documentos na Juceal. Essa tecnologia tem contribuído diretamente para a melhoria nos índices de deferimento, que passaram de 65,74% para 71,41% em dois meses. Ao mesmo tempo, a porcentagem de erros nos processos, que antes ficava em 34,25%, foi reduzida para 28,59%.
Internamente, a inteligência artificial também tem otimizado o trabalho dos analistas, acelerando o tempo de tramitação dos processos dentro da Junta Comercial. Antes da implementação da tecnologia, em janeiro, um processo levava em média 24 horas e 20 minutos para ser analisado na Juceal. Já a análise dos processos singulares era feita em 17 horas e 16 minutos, em média. Com a IA, o tempo médio de tramitação foi reduzido em 78%, agora somando 13 horas e 40 minutos. A análise dos processos singulares também sofreu uma redução impressionante, caindo para 7 horas e 44 minutos — uma diminuição de 123,07%.
João Gabriel Costa Lins, presidente da Juceal, comemora os resultados, mas ressalta que a adaptação dos clientes à nova tecnologia será fundamental para otimizar ainda mais o processo de registro empresarial no estado. “Nosso objetivo é alcançar 100% de processos deferidos, sem erros, proporcionando mais facilidade e agilidade para o empreendedor. Para isso, é importante que os clientes se familiarizem com o sistema, que é simples de usar. A inteligência artificial realiza uma varredura no contrato e indica onde podem existir erros”, explica.
O uso da inteligência artificial é facilitado para o cliente diretamente na tela de envio de documentos e conferência de assinaturas. Ao salvar o documento, o sistema oferece a possibilidade de realizar a análise automática. Caso haja alguma divergência, o sistema aponta o erro e orienta sobre as correções necessárias.
Para os analistas da Juceal, a IA funciona como uma ferramenta opcional de apoio. Ela realiza uma verificação detalhada, comparando os dados do documento com a Ficha Cadastral Nacional (FCN), destacando eventuais divergências. O servidor da Junta Comercial, então, realiza a análise final, garantindo a precisão do processo.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
Organização que mantinha “Tribunal do Crime” é alvo de operação em Alagoas
-
Abertura será no sábado (06)
Prefeitura de Maceió entra na reta final da montagem do Natal de Todos Nós
-
Segurança Pública
Mais de 100 PMs concluem nivelamento operacional em Arapiraca
-
Investigação
MP-AL abre inquérito para apurar criação de cargos comissionados na Câmara de Craíbas
-
Tragédia no trânsito
Idoso morre em colisão entre cinquentinha e caminhão na zona rural de Lagoa da Canoa



