Notícias

Serão mais de 400 atendimentos

Arapiraca vai receber 1º Mutirão Interiorizado do Pop Rua Jud para pessoas em situação de rua

Por Redação 26/11/2025 17h05
Arapiraca vai receber 1º Mutirão Interiorizado do Pop Rua Jud para pessoas em situação de rua


Arapiraca será o palco, no próximo dia 27 de novembro, do 1º Mutirão Interiorizado do Pop Rua Jud em Alagoas, uma ação que ocorrerá das 8h às 14h na Praça da Tenda (Praça Luiz Pereira de Lima). O evento, que tem como objetivo oferecer diversos serviços essenciais para a população em situação de rua, é resultado de uma colaboração entre dezenas de instituições, órgãos públicos e voluntários, com a expectativa de realizar mais de 400 atendimentos em um único dia. O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) é um dos principais parceiros da iniciativa.

Além de ser um mutirão de atendimentos, o evento se destaca por oferecer aos moradores de rua uma gama de serviços que normalmente seriam inacessíveis devido à sua condição de vulnerabilidade. Entre os serviços oferecidos estão atendimentos médicos, assistência social, regularização de documentos, orientações jurídicas e atividades voltadas à empregabilidade e geração de renda.

O mutirão, coordenado pelo Ministério Público Federal (MPF), é parte de uma ação nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para ampliar o acesso à Justiça para pessoas em situação de rua. Em Arapiraca, o evento contará com a atuação integrada de uma extensa rede de parceiros, incluindo o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT19), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Ministério Público do Trabalho (MPT), além de Defensorias Públicas da União (DPU) e do Estado (DPE).

Outras instituições que farão parte dessa rede de apoio incluem secretarias estaduais e municipais, como as de Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura e Direitos Humanos, além de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Alagoas (OAB-AL), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Caixa Econômica Federal (CEF), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Receita Federal, e universidades locais, como a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e o CESMAC Faculdade do Agreste.

Além disso, o evento contará com a colaboração do Centro Pop Arapiraca, o Albergue Monsenhor José Neto, o Projeto Colaboratório da Fiocruz, bem como diversas organizações da sociedade civil e universidades do município, como Anhanguera, Uneal, Cesmac, Ufal e Soberana, que participarão com estudantes voluntários.

Por ser o primeiro mutirão interiorizado do estado, uma das maiores dificuldades é garantir que a população em situação de rua, muitas vezes dispersa e sem referências comunitárias, tenha acesso aos serviços oferecidos. Para superar esse desafio, foi essencial a atuação de instituições como o Centro Pop e o Albergue Monsenhor José Neto, que intensificaram a busca ativa para garantir a participação dos moradores de rua no evento.

A organização do mutirão também dará atenção especial à abordagem de cada pessoa atendida, com o objetivo de criar um ambiente seguro, respeitoso e livre de discriminação. Voluntários, profissionais de saúde, equipes técnicas e até a Polícia Militar foram treinados para agir como agentes de acolhimento, garantindo que o atendimento seja humanizado e sensível às necessidades do público.

O 1º Mutirão Interiorizado do Pop Rua Jud será, também, um marco para Arapiraca, com o lançamento oficial de dois importantes programas para a cidade: o *Consultório na Rua* e a *Política Municipal para a População em Situação de Rua*. Essas iniciativas inéditas no município representam avanços significativos no atendimento a essa população, e visam melhorar as condições de vida, saúde e cidadania das pessoas em situação de rua em Arapiraca.

Com a realização do evento, a cidade dá um passo importante na construção de políticas públicas mais inclusivas e no fortalecimento do acesso à justiça para um dos grupos mais vulneráveis da sociedade.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu