Notícias
Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho reforça a segurança no Hospital da Cidade
No Hospital da Cidade (HC), primeiro hospital municipal da história de Maceió, a segurança dos trabalhadores sempre foi uma prioridade, e é com esse foco que, mais uma vez, a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat) acontece, reunindo colaboradores e convidados para uma série de ações educativas e motivacionais. O evento é uma oportunidade para reforçar a importância de um ambiente seguro tanto para os profissionais quanto para os pacientes atendidos na instituição.
Clébia Karine, técnica de segurança do trabalho do HC, explica que a semana tem como objetivo principal reforçar a cultura de segurança no hospital. “É uma semana dedicada a reforçar a segurança do trabalhador aqui dentro do HC, um ambiente hospitalar, prezando a cultura de segurança do trabalho, a questão do bem-estar do nosso colaborador e não somente dele, mas também dos nossos pacientes”, afirma Clébia.
Para a técnica, garantir que os colaboradores estejam bem, física e emocionalmente, reflete diretamente no cuidado que eles prestam aos pacientes. "Quando nosso colaborador está bem, lógico que ele vai cuidar muito bem do paciente", complementa.Embora a Sipat seja tradicionalmente associada ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a equipe do Hospital da Cidade foi além e propôs uma interpretação mais ampla desse conceito. "Sabemos que EPI é Equipamento de Proteção Individual, mas nosso pessoal utilizou de uma forma criativa o significado. A base é a questão do EPI em si, mas, na verdade, foi destrinchada para que espalhem a prevenção, promovam a segurança, incentivem o cuidado e a saúde", explica Clébia.

Momento de aprendizado e conscientização durante a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho. Foto: David Silas/ Ascom Maceió Saúde
A programação da Sipat inclui palestras e atividades variadas, com a contribuição de convidados especiais, como a técnica em segurança Luanna Gonçalves, que abordou a importância do autocuidado. “Prezar pelo corpo e mente também são atos de segurança. Se cuidar, se permitir ser cuidado e fazer além do que as normas pedem, esse é o lema”, afirmou Luanna, reforçando a ideia de que a saúde mental é tão importante quanto a física na prevenção de acidentes e no cuidado com os pacientes.
A Sipat do Hospital da Cidade é uma ação abrangente, que contempla profissionais de diversos setores da instituição, desde a equipe assistencial até o corpo administrativo. O Hospital da Cidade, administrado pelo Maceió Saúde, uma organização social sem fins lucrativos, tem se destacado pela gestão eficiente e pela implementação de boas práticas de governança e qualidade na assistência à saúde da população de Maceió.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
Organização que mantinha “Tribunal do Crime” é alvo de operação em Alagoas
-
Abertura será no sábado (06)
Prefeitura de Maceió entra na reta final da montagem do Natal de Todos Nós
-
Segurança Pública
Mais de 100 PMs concluem nivelamento operacional em Arapiraca
-
Investigação
MP-AL abre inquérito para apurar criação de cargos comissionados na Câmara de Craíbas
-
Tragédia no trânsito
Idoso morre em colisão entre cinquentinha e caminhão na zona rural de Lagoa da Canoa


