Notícias

Deputado estadual Renato Freitas

"Sou maconheiro e criminalização é racista", diz deputado do PT

30/11/2025 15h03
'Sou maconheiro e criminalização é racista', diz deputado do PT

O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) voltou a gerar polêmica ao declarar, em entrevista à revista Breeza, que é “maconheiro” e que a criminalização da cannabis no Brasil é “racista”. 

Ele defendeu que políticos parem de tratar o tema com receio e disse que já tentou plantar a planta em casa, sem sucesso.“Eu não fumo cannabis, eu fumo maconha. Não sou canabizeiro, sou maconheiro”, declarou em entrevista à revista on-line Breeza, concedida durante a ExpoCannabis, evento realizado de 14 a 16 de novembro em São Paulo.

“A planta é maravilhosa e a criminalização dessa planta na história de nosso país se demonstrou de caráter absolutamente racista”, disse. Freitas afirmou ainda que pretende criar uma associação para cultivo de cannabis medicinal voltada a pacientes vulneráveis, com protagonismo de egressos do sistema prisional. Segundo ele, a ideia também tem caráter político: “Vamos poder fumar nossa maconha na cara da classe média, branca, hipócrita, de Curitiba.

”O deputado também defendeu maior participação de pessoas negras na cadeia produtiva da cannabis, argumentando que, sem isso, o dinheiro do setor continuará enriquecendo “outros bolsos”.

Polêmica recenteFreitas esteve no centro de outra controvérsia em novembro, quando um vídeo circulou mostrando uma briga entre ele e o manobrista Wesley de Souza Silva.

O deputado afirmou ter sido vítima de racismo e disse ter fraturado o nariz. Outro vídeo, divulgado no dia seguinte, mostra o carro do manobrista passando perto de Freitas e uma mulher, seguido por discussão e agressões envolvendo o deputado e seu assessor.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu