Notícias

Presidente do Senado

Alcolumbre reage a insinuações e acusa governo Lula de tentar interferir em indicação ao STF

Presidente do Senado diz ser “ofensivo” ligar aprovação de Jorge Messias a cargos

Por Redação com agências 01/12/2025 09h09
Alcolumbre reage a insinuações e acusa governo Lula de tentar interferir em indicação ao STF

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), classificou como ofensivas as insinuações de que cargos e emendas poderiam garantir a aprovação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF). Em nota divulgada neste domingo (30), ele também acusou o governo Lula (PT) de tentar interferir no processo de indicação.

Alcolumbre criticou o fato de a indicação ainda não ter sido formalizada pelo Planalto. Embora Lula já tenha escolhido Messias, o envio da mensagem presidencial ao Congresso, etapa necessária para que o Senado possa analisar oficialmente o nome, ainda não ocorreu. “Feita a escolha pelo Presidente da República e publicada no Diário Oficial da União, causa perplexidade ao Senado que a mensagem escrita ainda não tenha sido enviada, o que parece buscar interferir indevidamente no cronograma estabelecido pela Casa, prerrogativa exclusiva do Senado Federal”, afirmou.

A escolha de Messias desagradou Alcolumbre, que articulava a indicação do presidente da Câmara, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para a vaga. Mesmo assim, o presidente do Senado marcou a sabatina para o dia 10 de dezembro. Nas últimas semanas, Messias tem se reunido com parlamentares em busca de apoio para sua aprovação.

Na nota, Alcolumbre também rebateu críticas de que haveria negociação de cargos e recursos para facilitar a votação, afirmando que setores do Executivo tentam criar “a falsa impressão, perante a sociedade, de que divergências entre os Poderes são resolvidas por ajuste de interesse fisiológico, com cargos e emendas”. Ele classificou essa narrativa como “um método antigo de desqualificar quem diverge de uma ideia ou de um interesse de ocasião”.

Alcolumbre defendeu que o prazo estabelecido para a sabatina segue o padrão de outras indicações ao STF e reforçou a importância de concluir o processo ainda em 2025, para evitar atrasos e garantir a composição completa da Corte.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu