Notícias

Campanha Dezembro Laranja

Dermatologista menciona cuidados com a pele na estação das altas temperaturas

Profissional reforça importância da proteção diária e dá dicas de proteção

Por Assessoria 15/12/2025 15h03
Dermatologista menciona cuidados com a pele na estação das altas temperaturas

A campanha Dezembro Laranja, criada na década de 1990 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, volta a ganhar destaque com a chegada das altas temperaturas e o aumento da radiação solar. Nesse período, é importante redobrar a atenção com a exposição ao sol, especialmente nos horários de maior intensidade. O dermatologista Marcelo Picone, da Hapvida, detalha os cuidados e os hábitos a serem adotados com a pele neste período.

Segundo Picone, a exposição solar deve ser feita com responsabilidade. “Temos que saber aproveitar o sol sem exageros. Há períodos em que a radiação UVB é mais tranquila, como antes das 10h da manhã ou depois das 4h da tarde”, explica.

O dermatologista detalha a diferença entre os raios UVA e UVB. “Enquanto os raios UVA atingem a pele ao longo de todo o dia, provocando alterações no DNA celular, envelhecimento e risco de câncer, os raios UVB são mais superficiais, causando queimaduras e bronzeamento”, afirma.

Ele reforça que o uso adequado do protetor solar também é fundamental. Resistente à água, o produto deve ser reaplicado a cada 30/40 minutos quando houver exposição intensa, como em praias ou piscinas. Picone destaca ainda a importância da proteção para pessoas calvas ou com pouca cobertura capilar.

“Nesse caso, reforçam-se os cuidados para proteger o crânio e a pele, usando chapéus, bonés e também protetor solar. Pode ser em creme, spray ou em bruma, que é uma versão mais seca”.

Picone alerta que as crianças merecem atenção redobrada nesta época do ano, já que tem pele mais sensível. O dermatologista recomenda priorizar barreiras físicas, como roupas, chapéus e filtros que protejam as áreas expostas. “O uso de protetor solar é indicado a partir dos seis meses, preferencialmente em versões específicas para o público infantil, não apenas para evitar queimaduras, mas também possíveis alergias”, conclui.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu