Turismo
Aviação + Brasil 2022 premia melhores aeroportos e aéreas do país
Pontualidade, acessibilidade e satisfação foram critérios avaliados; Alagoas não está na lista
O prêmio “Aviação + Brasil 2022” reconheceu, em cerimônia realizada na manhã de hoje (28), em Brasília, os melhores aeroportos e empresas aéreas brasileiras de acordo com os passageiros. Entre os critérios, foram analisados a pontualidade, a acessibilidade e a satisfação dos usuários. De Alagoas, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares não aparece na lista.
A iniciativa é do Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil, e da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). O prêmio existe desde 2015, mas não aconteceu ano passado devido a pandemia.
Foram avaliados 61 aeroportos e 5 empresas aéreas, em mais de 50 mil entrevistas com passageiros em todo o Brasil, ouvidos ao longo de 2021. Pesquisa de Satisfação dos Passageiros conduzida pela SAC/MInfra, ainda analisou 94 práticas de acessibilidade, assim como 923 mil movimentações de pouso e decolagens para verificação da pontualidade. Aqueles voos que saíram 15 minutos antes ou depois do horário marcado foram considerados pontuais.
O secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, afirmou que 92% dos entrevistados classificaram os aeroportos nacionais brasileiros como bons ou ótimos e 85% dos aeroportos regionais também como bons ou ótimos. Além disso, 80% dos voos analisados cumpriram com o critério de pontualidade.
Neste ano, foram distribuídos 17 prêmios:
- Melhor Aeroporto Regional do Sudeste – Montes Claros
- Melhor Aeroporto Regional do Sul - Cascavel
- Melhor Aeroporto Regional do Centro-Oeste / Norte - Macapá
- Melhor Aeroporto Regional do Nordeste – Campina Grande
- Melhor Aeroporto Regional do Brasil – Cascavel
- Aeroporto Nacional com mais acessibilidade (terminais de passageiros com 20 a 50 mil m²) - empate Belém e Goiânia
- Aeroporto Nacional com mais acessibilidade (terminais de passageiros com 50 a 100 mil m²) – empate Santos Dumont e Congonhas
- Aeroporto Nacional com mais acessibilidade (terminais de passageiros com mais de 100 mil m²) – Galeão
- Aeroporto Nacional com mais pontualidade (terminais que recebem entre 1,5 e 5 milhões de passageiros) – Belém
- Aeroporto Nacional com mais pontualidade (terminais que recebem entre 5 e 10 milhões de passageiros) – Recife
- Aeroporto Nacional com mais pontualidade (terminais que recebem mais de 10 milhões de passageiros) – Brasília
- Aeroporto Nacional com maior satisfação entre os passageiros (terminais que recebem entre 1,5 e 5 milhões de passageiros) – Florianópolis
- Aeroporto Nacional com maior satisfação entre os passageiros (terminais que recebem entre 5 e 10 milhões de passageiros) – empate Salvador e Confins
- Aeroporto Nacional com maior satisfação entre os passageiros (terminais que recebem mais de 10 milhões de passageiros) – Viracopos
- Empresa aérea mais pontual – Azul
- Empresa aérea com mais qualidade – Azul
- Melhor aeroporto do Brasil na opinião dos passageiros - Florianópolis
Leia também
Workshop Destino Penedo é divulgado para agentes de viagens em evento da Masterop SALINAS Publicação internacional coloca resort alagoano entre os 22 melhores do mundo LITORAL SUL Thereza Collor tem projeto de “condomínio refúgio” em Coruripe FÉRIAS Maceió é um dos destinos mais procurados para 2022 Em Maceió Pacote de isenção vai aliviar setor hoteleiro e afinsReceba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ALAGOAS
Maceió avança com obras para fazer do Porto referência turística e cultural
-
CLIMATEMPO
Alagoas enfrenta ventos intensos até este domingo
-
As Teorias de Crescimento Econômico: Interpretações para o Crescimento Sustentável em Alagoas
-
POLÍCIA
Primos são presos com artefatos explosivos após denúncia no bairro de Santa Lúcia
-
SAÚDE
Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais