Alagoas
Maceió inicia Campanhas de Vacinação contra Sarampo e Influenza na segunda (4)
A Prefeitura de Maceió dá início, na próxima segunda-feira (4), à primeira etapa das Campanhas de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo de 2022. Coordenadas pelo Ministério da Saúde, as campanhas são realizadas com o objetivo de reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade, decorrentes das infecções, na população-alvo para a vacinação. O Dia D das campanhas será em 30 de abril e a imunização dos públicos vai acontecer em duas etapas, com previsão de término para o dia 3 de junho. A informação foi antecipada pelo Em Tempo Notícias aqui.
Nesta primeira fase, que vai do dia 4 a 30 de abril, a campanha contra a Influenza terá como grupos prioritários os idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Já a vacinação contra o Sarampo, terá sua primeira etapa direcionada para todos os trabalhadores da Saúde da cidade.
“A meta definida pelo Ministério da Saúde é imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra a influenza e 95% do publico-alvo contra o sarampo. As únicas contraindicações para aplicação das vacinas são para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo ou que apresentaram reação severa (anafilática) ao tomar a vacina em campanhas anteriores”, explica a secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes.
As vacinas serão administradas em todas as salas de imunização das unidades de saúde do Município. Para ser imunizada, a população deverá apresentar, além do cartão de vacinação, um documento de identificação com foto.
Trabalhadores da Saúde apresentar, ainda, original e cópia de documentação que comprove o exercício profissional atual como, por exemplo, carteira do conselho de classe, crachá, contracheque atualizado ou declaração do estabelecimento de saúde no qual trabalha ou realiza estágio. As cópias destes comprovantes serão retidas pela equipe de vacinação.
Segunda etapa de vacinação
A segunda etapa das campanhas vai acontecer entre os dias 2 de maio e 3 de junho. Nesta fase, a imunização contra Influenza e o Sarampo vai atender as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).
Na segunda etapa, também poderão se imunizar contra a Influenza as gestantes e puérperas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além da população privada de liberdade.
Vacina trivalente
A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.
Crianças
No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos, que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
POLÍTICA
Bastidores apontam ‘acordão’ de olho nas eleição de 2026
-
Denunciam violência
Após protesto, representantes dos motoristas por aplicativo são recebidos na SSP
-
De parabéns!
Maceió recebe pontuação máxima do MEC na alfabetização de crianças
-
Edital
Maceió seleciona alfabetizadores populares e tradutores-intérpretes de Libras
-
Latrocínio
Delegado detalha assassinato de motorista por aplicativo e diz que foi "pura maldade"