Alagoas

Conscientização

Campanha contra o trabalho infantil tem clipe e cenas de animação para abordar tema

Música é dos rappers Emicida e Drik Barbosa e faz alerta sobre impacto da violação de direitos em crianças e adolescentes

Por Redação 13/06/2022 08h08 - Atualizado em 13/06/2022 09h09
Campanha contra o trabalho infantil tem clipe e cenas de animação para abordar tema
12 de junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil - Foto: Divulgação

No domingo 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, a dupla musical Palavra Cantada, formada por Paulo Tatit e Sandra Peres, lançou o clipe com novo arranjo da canção ‘Sementes’, em versões para TV e internet, áudio para rádio e programação no Spotify. A música, composta pelos rappers Emicida e Drik Barbosa, faz um alerta sobre o impacto dessa grave violação de direitos em crianças e adolescentes. 

Em Alagoas, nesse mesmo ano, a fiscalização dos auditores fiscais do Trabalho alcançou 37 crianças e adolescentes em situação irregular de trabalho, 16 deles com menos de 14 anos. Eles foram encontrados nos municípios de Maceió (32), Lagoa da Canoa (3), Atalaia (1) e Coruripe (1).
“Se o nosso país se ocupasse verdadeiramente com a educação das nossas crianças, oferecendo-lhes escolas ótimas e em período integral, o trabalho infantil não existiria. Em contrapartida, teríamos sobre nosso território uma verdadeira nação”, enfatiza Paulo Tatit.

Pelo terceiro ano consecutivo, ‘Sementes’ é a trilha sonora da campanha nacional realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho. Em 2022, a ação carrega o seguinte slogan: “Proteção Social para Acabar com o Trabalho Infantil”.

Para Sandra Peres, as políticas públicas devem estar presentes nas vidas das pessoas em vulnerabilidade social, para garantir que as crianças estejam protegidas, no ambiente familiar e escolar. “Lamentavelmente, ainda vivemos no Brasil a situação em que a criança acaba trabalhando para ajudar a suprir as necessidades básicas. Cantar a música ‘Sementes’, para nós, foi muito emocionante. Usar a música como um grito de dor. É um chamado para que esse ciclo perverso tenha fim. A arte também tem este papel de expor temas tão contundentes, que pedem soluções urgentes”, pontua a cantora.

O vídeo conta com cenas do filme “O Menino e o Mundo”, com direção de Alê Abreu. A película é a produção audiovisual brasileira mais premiada internacionalmente. “O trabalho infantil aliena a criança da sua infância e de seu poder de sonhar. Quando me apresentaram o projeto entendi a imensa responsabilidade. Não tinha como dizer não. Fico feliz de que o filme possa ajudar no impacto desta campanha tão importante para sociedade brasileira”, afirma Abreu.

Dados


De acordo com dados do Sistema Federal de Inspeção do Trabalho, ferramenta vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência Social, foram alcançados 1,7 mil crianças e adolescentes em situação irregular de trabalho, no ano de 2019. Desses, 294 tinham menos de 14 anos de idade; 650, de 14 a 15 anos; e 733, de 16 a 17 anos.

Os dados também estão disponíveis no Observatório da Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, da Iniciativa Smartlab - Promoção do Trabalho Decente Guiada por Dados.

*Com Assessoria

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu