Alagoas

No Litoral Sul

Recenseadora sofre tentativa de estupro em Jequiá

Servidora do IBGE conseguiu escapar, denunciou crime e homem foi preso e transferido para Sistema Prisional

Por Luciano Milano 11/08/2022 13h01 - Atualizado em 11/08/2022 15h03
Recenseadora sofre tentativa de estupro em Jequiá

Uma recenseadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi vítima de tentativa de estupro na última segunda-feira (8), na cidade de Jequiá, no Litoral Sul de Alagoas, ao entrar na casa do suspeito para aplicar o questionamento do Censo 2022. Ela conseguiu fugir antes que o homem pudesse ir além, denunciou o caso e ele foi preso , ontem (10), e teve a prisão preventiva decretada pela 4ª Vara de São Miguel dos Campos, onde ele ficou detido, e de lá já transferido para o Sistema Prisional de Alagoas.

Conforme informações sobre o caso, a recenseadora foi convidada pelo homem para entrar na casa dele, lá dentro a entrevista foi feita e, quando foi encerrada, o homem tentou estuprá-la.

Em Tempo Notícias ouviu, sob sigilo, integrante do IBGE no estado sobre a orientação que é dada pelo órgão aos servidores no quesito entrar nas residências dos entrevistados.

“Não há nada que proíba o recenseador entrar na casa de um informante. O IBGE não proíbe. Mas, no caso de uma mulher, sozinha, infelizmente, o melhor é evitar aceitar o convite para se preservar mesmo, é questão de segurança”, pondera a fonte.

O IBGE se pronunciou oficialmente por meio de nota:

Nota Oficial


O IBGE vem a público repudiar e lamentar a conduta criminosa praticada contra uma de nossas recenseadoras durante exercício do trabalho de pesquisa, na última segunda-feira, no município de Jequiá da Praia.

As autoridades policiais competentes foram rapidamente acionadas para a devida e necessária investigação. O boletim de ocorrência será entregue ao Procurador Regional da República, dada a jurisdição federal do caso.

O órgão informa ainda que tomou todas as providências de auxílio à vítima desde a ciência da tentativa do crime, ao prestar o indispensável apoio emocional e disponibilizar o corpo técnico especializado do Instituto para o suporte psicológico. Por fim, o IBGE informa que a servidora está bem e optou por seguir realizando as atividades em outro setor censitário.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu