Alagoas

Determinação do TRF5

Esposa de prefeito afastado assume Rio Largo

Gilberto Gonçalves fica longe das funções por no mínimo 60 dias após suspeitas de desvio de verba pública

Por Luciano Milano 12/08/2022 09h09 - Atualizado em 12/08/2022 18h06
Esposa de prefeito afastado assume Rio Largo
Frente da residência do prefeito Gilberto Gonçalves, onde a PF esteve - Foto: Divulgação

Vice-prefeita de Rio Largo, Cristina Gonçalves assume ainda nesta sexta-feira (12) o cargo de chefe do Executivo após afastamento do prefeito e marido dela, Gilberto Gonçalves (PP) do cargo, por determinação do Tribunal Regional Federal da 5º Região em Alagoas (TRF5), proferida ontem (11), na mesma data que a Polícia Federal realizou a Operação Beco da Pecúnia, que investiga supostos desvios de verba pública federal, organização criminosa e lavagem de dinheiro da Educação (FUNDEB) e Saúde (SUS). Crisitna Gonçalves toma posse ainda na manhã de hoje. 

Conforme determinação do TRF5, 60 dias é o prazo mínimo do afastamento de Gilberto Gonçalves do cargo. Além dele, também deixam de exercer suas funções, pelo mesmo período, os secretários de Educação, Saúde, Finanças e Assistência Social, suspeitos de participação no suposto esquema de desvio de verba pública federal.

Todos também estão proibidos de frequentar órgãos públicos do município, manter contato entre si e, ainda, devem entregar os respectivos passaportes porque também não podem deixar o país; a Justiça também determinou a suspensão, instantânea, dos contratos entre pessoas jurídicas e o Município.

Durante a operação, um alvo do cumprimento de 35 mandados de busca e apreensão foi flagrado por agentes da PF tentando descartar um celular para se livrar de supostas provas que possam o incriminar.

Além de Rio Largo, a PL cumpriu os mandados em mais cinco cidades alagoanas: Maceió, Messias, São Sebastião, Paripueira e Palmeira dos Índios, e em uma cidade de São Paulo. 

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu