Alagoas

Acolhimento

Cidade do Idoso: Maceió terá primeiro abrigo público do tipo em Alagoas

Local vai funcionar no prédio da antiga Slum, na Ponta Grossa

Por Redação 16/08/2022 09h09 - Atualizado em 16/08/2022 10h10
Cidade do Idoso: Maceió terá primeiro abrigo público do tipo em Alagoas

Maceió lançou, nesta segunda-feira (15), o projeto para construção do primeiro abrigo público para idosos na capital. No prédio da antiga Slum, na praça Cyro Acioly, no bairro de Ponta Grossa, o local vai se chamar Cidade do Idoso.

O local já está de posse da Secretaria de Assistência Social (Semas) e passará por reforma para poder acolher entre 100 a 150 pessoas do público-alvo.

Conforme a Semas, a Cidade do Idoso de Maceió será um local para residência permanente, com atendimento 24 horas. Um ambiente ideal para pessoas da terceira idade, 100% novo, com área de convivência, espaço para práticas religiosas, garantindo a liberdade de crença de todos, atividades de lazer e integração, fisioterapia, terapia ocupacional, atendimento médico, assistência social, psicologia e acessibilidade, garantindo os direitos da população idosa de Maceió em vulnerabilidade.


Secretário da Semas, Claydson Moura pontuou que a iniciativa contou com o apoio total do Prefeito JHC, que autorizou o investimento em tudo o que for necessário para a construção da Cidade do Idoso.

“Esse prédio que é da Sedet, funcionaria a sede da Semtabes, mas foi doado para a Semas para a construção da primeira Cidade do Idoso. Chamamos de Cidade do Idoso, pelo tamanho, e serviços que serão ofertados. A praça que fica aqui em frente será a primeira praça do idoso de Maceió, com academia e local para apresentações culturais, com 100% de acessibilidade. Nossas vovós e vovôs vão morar com a gente, não vão ficar mais abandonados. Esses idosos viverão os melhores anos da vida deles aqui na Cidade do Idoso. Vai ser um lugar de vida, de muito amor e cuidado, não um depósito de gente. Vamos construir juntos a Cidade do Idoso e valorizá-los como merecem”, destacou o secretário.

O secretário municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Maurício Filho, esteve presente na solenidade e falou da importância da doação do prédio.


“Maceió segue sempre à frente. Fizemos essa doação para a Assistência Social para realizar esse lindo e maravilhoso projeto. Vamos dar dignidade aos nossos idosos, que tanto precisam na melhor idade”, afirmou.

Mais assistência aos idosos

A Semas irá ofertar, a partir desta terça-feira (16), corte de cabelo para idosos assistidos em abrigos conveniados ao Município.

Na próxima quarta-feira (17) também será iniciado um novo projeto que levará os idosos ao cinema, o Cine Vovó. O projeto inicialmente atenderá 80 idosos, com um dia de lazer no cinema e lanche para os vovôs e vovós participantes.

*Com Assessoria

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu