Alagoas

Saúde

Homem de Murici é o primeiro caso confirmado de varíola dos macacos em Alagoas

Segundo Sesau, jovem começou a ter primeiros sintomas no começo de agosto, após viagem à Bahia

Por Redação 17/08/2022 15h03
Homem de Murici é o primeiro caso confirmado de varíola dos macacos em Alagoas
Doença contagiosa tem apresentados mais casos no Brasil - Foto: Dado Ruvic/Reuters

É um homem de 24 anos da cidade de Murici o primeiro caso de alagoano confirmado com varíola dos macacos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (18) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Segundo a pasta, o exame foi realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Ainda conforme a Sesau, o histórico do alagoano testado positivo para a varíola dos macacos é de viagem ao estado da Bahia, que manteve contato com um estrangeiro. O paciente, porém, já está livre do vírus.

Segundo o Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde de Alagoas (Cievs/AL), o homem começou a apresentar os primeiro sintomas no dia 3 de agosto, com dor muscular, erupção cutânea aguda. Inicialmente, ele foi atendido em clínica de saúde particular, cinco dias depois, e, em seguida, sendo levado para o Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares.

Caso importado

Em 8 de agosto, a Sesau havia confirmado o primeiro caso, mas importado, já que o homem contaminado estava de passagem por Alagoas, mas natural do Espírito Santos, para onde retornou mesmo antes de estar totalmente curado. 

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu