Alagoas

PSDB/CIDADANIA

Pedalada na cota feminina dá errado e três candidatos a deputado estadual estão impugnados

Decisão do TRE observou a ausência de candidaturas femininas na análise do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP)

Por Redação com Assessoria 06/09/2022 15h03
Pedalada na cota feminina dá errado e três candidatos a deputado estadual estão impugnados

Três candidatos a deputado estadual de Alagoas tiveram candidaturas impugnadas. A Federação PSDB/CIDADANIA inscreveu os candidatos José Vitorino Cavalcante dos Santos (PSDB), Herik Matteus de Albuquerque Dias (PSDB) e Nicélia Ferreira da silva (Cidadania), mas a justiça eleitoral de Alagoas entendeu que a distribuição dos candidatos não atendia às exigências da legislação eleitoral. 

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), em decisão unânime durante sessão virtual na tarde desta segunda-feira (05), indeferiu o registro de habilitação da Federação PSDB Cidadania para a disputa ao cargo de deputado estadual. A decisão do TRE observou a ausência de candidaturas femininas na análise do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP)

Em seu voto, o desembargador eleitoral Eduardo Antônio de Campos Lopes explicou que o PSDB apresentou duas candidaturas do gênero masculino, sem se ater ao percentual determinado pelo Art. 10, § 3º, da Lei nº 9.504/97, de modo que 100% de seus candidatos são de apenas um dos gêneros.

“Nesse sentido, considerando que um dos partidos integrantes da Federação, nomeadamente o PSDB, não cumpriu com o percentual determinado para as candidaturas femininas e indicando 100% de seus candidatos do gênero masculino, não resta outro destino ao presente DRAP diferente do indeferimento”, afirmou o magistrado em seu voto, que foi seguido pelos demais integrantes do Pleno do Tribunal.


WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu