Alagoas
Mais de 20 cooperativas vão ofertar produtos direto do campo na Feira Coop Alagoas
Hortaliças, raízes, doces, bolos, queijos e até vinho de jabuticaba estarão disponíveis para venda na Praça Multieventos
Produtos frescos, direto do campo, e com selo de qualidade do cooperativismo, essa é uma das atrações da Feira Coop Alagoas, que acontece de 23 à 25/09, na Praça Multieventos, em Maceió. A Quitanda Coop, coordenada pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes), reunirá cerca de 20 cooperativas que vão disponibilizar para os visitantes macaxeira, hortaliças, bolos, doces, mel, farinha, verdura tudo que é produzido pela agricultura familiar no estado.
Entre os produtos que ganham destaque na Quitanda Coop é o Vinho de Jabuticaba, produzido pela Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa (Coopcam), com sede em Palmeira dos Índios, agreste do estado. A cooperativa foi criada em 2010 e beneficia mais de 50 famílias que vivem da produção de frutas na região.
Atualmente, a jabuticaba é o carro chefe da cooperativa, além do vinho que vem conquistando o mercado, são produzidos doces da casca da jabuticaba, compotas e geleia de frutas vermelhas. Todos os produtos serão comercializados na feira.
Para Salete Barbosa, diretora da cooperativa, a Feira Coop Alagoas é uma oportunidade de mostrar para todo estado que a agricultura familiar é inovadora e produz com qualidade. “Queremos que Alagoas toda conheça a produção da Serra das Pias, de Palmeira dos Índios. Nossa expectativa é expandir o nosso negócio e conquistar o mercado”, destacou a cooperada.
Outra iguaria da culinária que poderá ser encontrada na feira é o queijo de cabra. O produto, será ofertado por uma das cooperativas mais antigas de Alagoas, a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Sertão de Alagoas (Cafisa), com sede no município de Pão de Açúcar.
Com 40 cooperados atuando na produção de leite e alimentos, a Cafisa, comercializa diretamente para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), supermercados e venda direta pelo whatsapp. Ainda para este ano, a unidade planeja a construção do seu ponto de venda, na cidade de Pão de Açúcar.
“Vamos levar o que tem de melhor da nossa produção para a Feira Coop Alagoas. Teremos queijo tipo coalho de cabra e o doce de leite de cabra de 200 e 100 gramas e ovos caipira. Nossa expectativa é fazer novos contatos e divulgar ainda mais nosso trabalho”, destacou Luciene Santos, diretora Cafisa.
Do Baixo São Francisco, a Cooperativa de Produtores de Arroz do Baixo São Francisco (Coobapi), vai comercializar além do arroz, uma receita especial, o bolo de arroz, produzido por uma associação de mulheres que beneficia a matéria prima produzida no município de Igreja Nova.
Ainda na região do Baixo São Francisco, a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários, a Coopaiba, vai comercializar produtos derivados do coco, como leite, óleo, doces e bolos.
“Teremos cooperativas de todas as regiões de Alagoas, com dezenas de produtos especiais que vão compor nossa quitanda. Essa diversidade mostra o quando o cooperativismo é empreendedor e busca sempre inovar com qualidade. O público da Feira Coop pode esperar o melhor”, reforçou Antonino Cardozo, presidente da Unicafes Alagoas, organizadora do evento.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ELEIÇÕES
Pesquisas: JHC lidera em Maceió; Renan Filho dispara em Arapiraca
-
Indenização de R$ 35 mil
Justiça alagoana condena motorista a indenizar vítimas de acidente de trânsito em Sergipe
-
Em São Paulo
Justiça autoriza prisão de segundo suspeito de homicídios em assentamento do MST
-
Integralmente
Lula veta projeto do Senado que equipara diabetes tipo 1 a deficiência
-
Inteiramente pelo SUS
Alagoas realiza primeiro transplante de fígado em um hospital da rede pública