Alagoas
Candidato que mordeu a orelha de vereador continua inelegível
Nesta quarta (22/09) o pleno do TRE/AL negou provimento aos Embargos de Declaração impossibilitando a candidatura a deputado estadual de Dudu Hollanda
No dia 12 de setembro, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), por maioria de votos, indeferiu o registro de candidatura de Dudu Holanda, que concorre ao cargo de deputado estadual.
Em seu voto, o desembargador Sérgio Brito explicou que Holanda não estaria em pleno exercício dos direitos políticos, por estar cumprindo pena de prisão em regime aberto até o dia 1º de dezembro deste ano, por sua condenação criminal transitada em julgado. “Assim, como os efeitos da suspensão dos direitos políticos só cessam com o cumprimento ou extinção da pena aplicada, não vejo como o candidato possa estar apto a receber votos num certame que se dará justamente em período no qual sua pena ainda estará em curso, ou seja, quando seus direitos políticos ainda se encontram suspensos”, explicou o magistrado em seu posicionamento.
A defesa do candidato acreditava a extinção da punibilidade já estaria concretizada. Pois a punição se estingue em 1º de dezembro de 2002, ou seja antes da eventual diplomação.
Nesta quarta (22/09) o pleno do TRE/AL se reuniu e os desembargadores negaram provimento aos Embargos de Declaração impossibilitando a candidatura. Entre os argumentos principais da decisão os desembargadores reafirmaram que é na data do pleito que se deve aferir se o candidato é ou não elegível.
Sobre o pedido de liminar para o embargante continuar sua campanha eleitoral, esse tipo de provimento jurisdicional solicitado é absolutamente desnecessário, uma vez que a própria lei de regência já garante àquele que recorre (sub judice) em sede de registro de candidatura manter-se no status de candidato até decisão final do TSE.
Relembre o caso
O deputado estadual Dudu Holanda (PMDB) foi condenado a três anos e cinco meses de prisão e perdeu os direitos políticos devido à agressão cometida em 2009 contra o então vereador Paulo Corintho (PDT). Os dois se desentenderam em uma festa e Dudu arrancou, com uma mordida, um pedaço da orelha do à época colega parlamentar.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Aniversário de 7 anos
Menina que sonha em ser delegada é surpreendida com participação de policiais em festa
-
Disque 100
Alagoas registrou 37 mil denúncias de violações de direitos humanos em 2024
-
Maceió e Palmeira dos Índios
Polícia Militar detém suspeito de tráfico e recupera motocicleta
-
Inovação
Tecnologia da Corregedoria de Alagoas é adotada pelo CNJ para monitoramento de processos penais
-
Educação Básica
Arapiraca lança consulta pública para atualização do referencial curricular da Rede Municipal de Ensino