Alagoas

CAMPANHA

Cícero defende serviços públicos e evidencia caráter conservador de Dantas durante debate

Por Assessoria 28/09/2022 14h02 - Atualizado em 28/09/2022 14h02
Cícero defende serviços públicos e evidencia caráter conservador de Dantas durante debate

O professor e candidato ao governo de Alagoas Cícero Albuquerque (PSOL) participou, na noite desta terça-feira (27), do debate da TV Gazeta de Alagoas. Preparado e independente, Cícero defendeu a valorização dos servidores e dos serviços públicos em Alagoas, propôs investimentos para a agricultura e se destacou pelo caráter combativo diante de candidatos que fazem parte da velha política tradicional no estado.

Ele também trouxe à tona o caráter conservador do candidato Paulo Dantas, que se apoia na coligação com o ex-presidente Lula para trazer um verniz progressista à sua campanha, quando, na verdade, como deputado, Dantas votou pela privatização das empresas públicas alagoanas.

“Acho muito importante que setores progressistas de Alagoas vejam você assumindo que votou pela privatização dos serviços públicos e defender isso, porque isso mostra, efetivamente, que não é porque o senhor recebe o apoio do presidente Lula, que o senhor é progressista, muito pelo contrário. Muita gente nesse país está pegando carona, quero dizer, com toda fraternidade, não há agressão pessoal, mas dizer que politicamente, que os sindicatos, movimentos sociais e todas as lideranças populares saibam que o governador Paulo Dantas votou pela privatização da Casal e contra o povo alagoano”.

Sobre a saúde alagoana, Cícero apontou que a solução para os problemas da área no estado passa por uma mobilização de esforços dos diversos níveis de governo (estadual, federal e municipal) e assumiu o compromisso com a saúde pública, em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela valorização dos servidores e técnicos da área. “Não há possibilidade de fazer saúde, nem nenhum serviço público com qualidade, sem valorização”.

O candidato voltou a fazer a defesa do meio ambiente e a tratar do caso Braskem, que tirou de suas casas forçadamente mais de 60 mil maceioenses, sendo considerado o maior crime ambiental em área urbana do mundo. Cícero garantiu que em seu governo, casos como esse não irão mais acontecer em Alagoas, pois “qualquer obra ou empreendimento em Alagoas passará por um rigoroso critério de segurança ambiental”, garantiu o professor.

No tema da agricultura, o professor, nascido e criado em Atalaia, na Zona da Mata alagoana, mais uma vez se destacou e foi o único candidato propositivo entre os presentes. Cícero, que já trabalhou na roça e viu a fome de perto, afirmou que fará um programa de recuperação da Emater – órgão de assistência e extensão rural do governo de Alagoas, que está sucateado e há mais de 30 anos não recebe concurso público, pontuou também a recuperação do Instituto de Terras de Alagoas (Iteral) e propôs a realização do programa de aquisição de alimentos mais amplo e também um governo que incentive fundamentalmente à produção agroecológica, como forma de lidar de forma responsável com a terra e produzir alimentos mais saudáveis e de qualidade no estado.

Em suas considerações finais, o candidato lembrou de sua história de luta e defesa das causas populares e o compromisso com o povo pobre alagoano. Ele pediu também para que, no primeiro turno, os alagoanos votem com consciência no candidato com quem se identifiquem e em quem acreditam estar mais preparado para governar Alagoas.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu