Alagoas

MACEIÓ

Desenvolvimento Sustentável realiza fiscalização em comércios do Centro da cidade

Ação tem o objetivo de analisar como é feito o descarte dos resíduos gerados nos estabelecimentos locais

Por Redação 29/09/2022 11h11 - Atualizado em 29/09/2022 11h11
Desenvolvimento Sustentável realiza fiscalização em comércios do Centro da cidade

Na última quarta-feira (28), as equipes de fiscalização da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) percorreram o centro da cidade realizando uma inspeção na maneira como os estabelecimentos da área fazem o descarte dos resíduos gerados. O objetivo é identificar possíveis infratores que não contribuem com a limpeza urbana da capital.

A princípio, a atividade, composta por 12 agentes de fiscalização, tinha a intenção de orientar e prevenir possíveis infrações. No entanto, uma loja foi flagrada e, consequentemente, multada por fazer o descarte incorreto de uma matéria prima utilizada em seus produtos, a rezina.

Comerciantes foram orientados pelos agentes. Foto: Ascom Sudes


De acordo com o coordenador geral de fiscalização, Chrystiano Lyra, a ação visa manter a região limpa para quem circula e faz compras.

"Queremos orientar os comerciantes a respeito do resíduo gerado por eles e verificar como trabalham em relação a isso. O descarte irregular ainda é comum, então essa atividade vai ajudar a evitar punições, além de coibir práticas negativas", disse.

Devido a repetição do despejo inadequado de resíduos em algumas regiões, a Sudes vem intensificando as ações de fiscalização. Anteriormente a esta atividade, o órgão realizou uma atividade no Parque da Mulher e na Avenida Amélia Rosa, ambos na Jatiúca, onde carroceiros e residentes abastecem um ponto crônico de lixo.

Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, afirma que os casos de não cumprimento das regras estabelecidas terão a punição necessária.

"Fazemos as orientações necessárias nos locais, realizamos educação ambiental em diversos bairros e esperamos que os cidadãos e proprietários façam da maneira correta. No entanto, se as regras não forem seguidas, teremos que notificar e autuar até que aprendam", afirmou.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu