Alagoas

ELEIÇÕES

Alunos de faculdade alagoana participam de teste para aferir confiabilidade das urnas

Atividade aconteceu no Centro Universitário, durante visita do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas

Por Redação 30/09/2022 12h12 - Atualizado em 30/09/2022 13h01
Alunos de faculdade alagoana participam de teste para aferir confiabilidade das urnas

Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió recebeu, nesta quinta-feira (29), em sua sede, no bairro do Farol, a Comissão de Auditoria e Votação Eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). O grupo apresentou o Teste de Integridade das urnas eletrônicas aos estudantes da Instituição, que realizaram o preenchimento das células a serem utilizadas no dia da verificação.

"Há 20 anos, o Tribunal Superior Eleitoral, por meio dos seus Tribunais Regionais, faz o teste de integridade das urnas. Na véspera das eleições, a gente sorteia algumas urnas do estado e é feita essa auditoria para comprovar que o número de votos digitados sai integralmente no boletim de urna no final das eleições. Nesse período, estamos passando nas universidades para os estudantes preencherem cédulas com números de candidatos para serem utilizadas no dia do teste, no dia da eleição. Todo voto computado no teste será filmado e transmitido ao vivo", pontua o assistente da Justiça Eleitoral, Gustavo Góes.

O diretor do UNINASSAU Maceió, Paulo Pucu, falou da satisfação em receber o TRE-AL na Instituição e contribuir com o teste. “Auxiliar a Justiça Eleitoral no teste de integridade do sistema de votação é uma honra. Agradecemos aos alunos que se dispuseram em auxiliar nessa função cívica e ao Tribunal pela parceria”, afirmou.

A Justiça Eleitoral faz o Teste de Integridade desde 2002. Em Alagoas, serão sorteadas 20 urnas para serem submetidas ao procedimento. O teste simula uma votação normal. No dia 2 de outubro, no mesmo horário em que ocorre a votação oficial, os números anotados nas cédulas serão digitados nas urnas eletrônicas e os votos em papel registrados em um sistema de apoio, que funciona em um computador. O resultado apurado na urna eletrônica após o período de votação é comparado ao apurado da votação com cédulas. Entidades fiscalizadoras participam do processo e qualquer pessoa interessada e que esteja no local de realização do teste também pode acompanhar.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu