Alagoas
Prefeitura de Maceió inicia programação do Outubro Rosa nesta terça-feira (4)
Campanha visa alertar para a importânc
A Prefeitura de Maceió inicia, nesta terça-feira (4), as atividades da campanha anual Outubro Rosa, que visa alertar mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de convidar as maceioenses para o autocuidado.
A iniciativa, que vem com o slogan “Quem tem peito tem direito!”, contará com ações, durante todo o mês, nas unidades de saúde da capital. Atividades educativas, realização de consultas e exames estão entre as ações que serão desenvolvidas nos locais.
A primeira atividade acontece nesta terça-feira (4), na sede da Secretaria de Saúde de Maceió, no Centro. O dia contará com a apresentação do cronograma de ações, participação do Coral 'Saúde em Canto', além da instituição de um varal solidário para recebimento de lenços que serão posteriormente doados a instituições que trabalhem com a causa em Maceió.
Já na quarta-feira (5), será realizada a abertura oficial da campanha com a realização de um Culto Ecumênico na Capela de Jaraguá. A ocasião contará com a presença da secretária de Saúde, Célia Fernandes, e convidados.
Secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, destacou a importância da campanha. Foto: Ascom SMS
“Estaremos todos unidos para reforçar com as mulheres de Maceió sobre a importância do autocuidado para a prevenção de doenças e manutenção da saúde. Essa campanha foi planejada para contemplar o máximo de maceioenses possível com a intensificação das ações voltadas ao público em todas as unidades de saúde do município”, pontuou a secretária Célia Fernandes.
Dia D
Nos dias 7, 14 e 21 de outubro, as Unidades de Saúde de Maceió estarão realizando os Dias D da campanha Outubro Rosa deste ano. Nessas datas, serão ofertados exames citopatológicos e clínico das mamas, além de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos, vacinação, solicitação de mamografia, sala de espera com assuntos alusivos à saúde da mulher e avaliação odontológica.
Já no dia 27 de outubro será realizada uma grande ação, às 8h, na frente de Saúde da Mulher que ficará localizado no Conjunto Aprígio Vilela. Neste dia as usuárias podem contar com palestras, panfletagem, orientações, solicitações de mamografia, vacinas, testes rápidos e citologias.
Iluminação Rosa
Para dar visibilidade à causa, durante este mês, o prédio da Associação Comercial de Maceió, no bairro do Jaraguá, será iluminado de rosa, por recomendação do Ministério da Saúde. A iluminação de construções, monumentos e fachadas de prédios públicos é uma importante forma de lembrar que a prevenção ao câncer de mama é um assunto que deve ser reforçado e debatido por todos.
A campanha
O Outubro Rosa é uma campanha internacional criada com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para a recuperação da saúde e diminuição da mortalidade por esse tipo de câncer.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Para visitantes e maceioenses
Além da diversão: confira os serviços oferecidos durante o Verão Massayó 2025
-
Economia
Após repercussão negativa, Governo decide revogar ato de monitoramento do Pix
-
Embriaguez ao volante
Detran diz que reforço na Lei Seca resultou em queda de 6,47% nos casos de alcoolemia
-
Com base nos resultados
Assembleia Legislativa aprova bonificação extraordinária para profissionais da educação de Alagoas
-
Lei nº 15.100/2025
Proibição de celulares nas escolas: entenda o que muda com a nova legislação