Alagoas

Meio Ambiente

Animal em risco de extinção é encontrado morto em Jacarecica

Instituto Biota registrou este ano 429 encalhes de tartaruga marinhas; apenas 15 foram encontradas com vida

Por Redação 06/10/2022 17h05 - Atualizado em 07/10/2022 08h08
Animal em risco de extinção é encontrado morto em Jacarecica

Uma tartaruga foi encontrada morta na tarde desta quinta (06) por moradores em frente ao prédio da Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz) na Praia de Jacarecica, em Maceió. O réptil foi identificado da espécie tartaruga-cabeçuda e tem o nome científico Caretta caretta. A espécie está classificada como vulnerável na lista de espécies ameaçadas.

A médica veterinária Luciana Medeiros do Instituto Biota afirmou que foi solicitado o apoio da prefeitura para o recolhimento do animal que já se encontrava em moderado estado de decomposição. "Neste caso, não será realizado o exame de necrópsia, que o mais propício seria realizar a colheita de material para exame em estado fresco, quando é possível colher melhor as amostras. Na maioria dos casos. não chegamos a concluir a causa da morte, devido o avançado estado de decomposição. E os que conseguimos analisar, estão relacionados de forma comum, crescente e preocupantemente à intervenção humana na natureza.

Segundo a especialista, de janeiro até setembro deste ano, o Instituto Biota registrou encalhes de 429 tartaruga marinhas, dessas apenas 15 foram encontradas ainda com vida e foram encaminhadas para o CETAS do IBAMA. Além disso foram encontradas, 11 aves marinhas migratórias, sendo oito delas com vida e encaminhadas pelo BPA para o IBAMA; 13 mamíferos marinhos mortos, sendo quatro baleias, oito golfinhos e um peixe-boi.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu