Alagoas

ACIDENTE EM MACEIÓ

Culpa de engavetamento no trânsito pode ser dividida

Caminhão desgovernado arrasta ao menos dez veículos e causa grande susto na Ladeira Geraldo Melo

Por Redação 07/10/2022 17h05 - Atualizado em 07/10/2022 18h06
Culpa de engavetamento no trânsito pode ser dividida

Um engavetamento envolvendo pelo menos dez veículos foi registrado na tarde desta sexta-feira (07) na descida da ladeira Geraldo Melo, em Maceió. Uma pessoa ficou ferida. O acidente ocorreu após às 13h por um caminhão com problemas no freio. Outras causas serão investigadas.

Uma viatura do Corpo de Bombeiros esteve no local do sinistro, que fica na ligação entre os bairros do Poço e Farol. A SMTT organizou o trânsito que ficou complicado na região.

Trânsito ficou complicado na região entre os bairros do Poço e Farol

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, o causador direto do dano é o responsável pela sua reparação, ainda que tenha provocado o dano por culpa de terceiro, garantindo ao mesmo o direito de regresso contra este terceiro.

Advogado e consultor jurídico Octávio Albuquerque

Octávio Albuquerque, advogado

"Em casos de engavetamento como este, convencionou-se tratar a situação como sendo a “teoria do corpo neutro”, pois o segundo automóvel, projetado pelo primeiro, teve atuação neutra ou indiferente no evento danoso. Em razão disso, na sequência de colisões ou batidas a responsabilidade deve ser atribuída ao condutor que iniciou o desencadeamento dos choques", explica o advogado e consultor jurídico, Octávio Albuquerque .

Albuquerque destaca, ainda, que o condutor envolvido no acidente, mesmo que não seja o principal causador do sinistro, se estiver em situação ilegal como emplacamento atrasado, habilitação vencida, tenha consumido bebida alcoólicas, ou simplesmente não preservar a distância segura do carro da frente, pode possuir culpa concorrente com o motorista causador primário do acidente.                                 

O advogado Rhary Vasconcelos reforça que casos de colisão em série têm muito a ver com o chamado "dever de cuidar do carro da frente", ou seja manter uma distância segura entre os veículos. "Se qualquer dos envolvidos não tiver respeitado, esta entre outras condições, pode ser responsável por indenizar diretamente o carro da frente e receber a reparação do dano pelo prejuízo do condutor de trás. Esta é uma tese que esses condutores usam quando batem por trás para diminuir os custos", disse.

Rhary Vaslconcelos

Rhary Vasconcelos, advogado

MULHER FERIDA - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas foi acionado às 14h, para atender uma vítima no engavetamento. "Apesar da quantidade de veículos envolvidos na colisão, apenas uma mulher de 39 anos identificada como Maíra Moura Urtiga Barbosa precisou de atendimento. A vítima foi atendida por uma equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) do Samu Alagoas e encaminhada para a Santa Casa de Misericórdia de Maceió com dores na lombar".

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu