Alagoas

Jequiá da Praia

Casca de siri vira adubo e surpreende europeus

Projeto de reaproveitamento de resíduos de crustáceo representa o Brasil em conferência internacional na Espanha

Por Redação com assessoria 18/10/2022 17h05
Casca de siri vira adubo e surpreende europeus

O trabalho desenvolvido em Jequiá da Praia, que transforma a casca do siri em adubo orgânico e ajuda na despoluição da Lagoa Jequiá, está sendo apresentado nesta terça-feira (18) em uma conferência internacional, realizada na Espanha, para celebrar o 40º aniversário da Associação de Família e Mulheres do Meio Rural (AFAMMER). O projeto de sustentabilidade, que é feito pelas mãos de integrantes da Associação de Mulheres em Ação de Jequiá (AMAJE), está representando o Brasil, em palestra ministrada pela presidente da entidade alagoana e pescadora, Eliane Farias.

“Eliane vai representar todas as mulheres rurais de Jequiá da Praia, Alagoas e Brasil, um reconhecimento com o prêmio em primeiro lugar no projeto Mulheres Rurais Espanha Reconhece 2022. O prêmio veio com o reaproveitamento do resíduo do siri da Lagoa Jequiá, transformando-o em adubo orgânico, abastecendo e fortalecendo a agricultura familiar, gerando emprego e renda”, afirma o secretário de agricultura.

O convite para a conferência internacional ocorre seis meses após a Associação de Mulheres em Ação de Jequiá da Praia ganhar em primeiro lugar o prêmio nacional Mulheres Rurais Espanha Reconhece, uma iniciativa da embaixada da Espanha no Brasil. Competiram ao prêmio em dinheiro mais de 400 trabalhos desenvolvidos em todo o país. A premiação ocorreu em abril, em Brasília.

A pescadora se orgulha da iniciativa que tem reunido mulheres – pescadores, marisqueiras e artesãs jequiaenses.

“Tenho orgulho muito grande. Eu, como pescadora da Lagoa de Jequiá da Praia, representar a minha classe de mulher pescadora, mulheres rurais. Fomos bem reconhecidas, as pessoas tiveram outra visão do nosso trabalho. Obrigada a todas as mulheres da Amaje, que confiou em nosso projeto. E segurando as mãos juntas, estamos nessa luta. Não foi fácil até aqui, mas eu creio que daqui para frente a gente vai ficar mais fortalecida. Estamos transformando o resíduo do siri em um adubo orgânico, com o projeto reflorescer. E também trazendo na região lagunar a despoluição da Lagoa Jequiá. É um trabalho excelente que todas nós mulheres vamos fazer mais daqui pra frente”, afirma Eliane.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu