Alagoas

SAÚDE

Como a alimentação pode influenciar a saúde bucal?

Enquanto alguns alimentos podem ser importantes para manter a saúde dos dentes, outros trazem malefícios

Por Redação 27/10/2022 12h12
Como a alimentação pode influenciar a saúde bucal?

Que há alimentos que são prejudiciais para a saúde de nossa boca todo mundo já sabe, mas você sabia que também existem alguns alimentos que podem afetar positivamente seus dentes?

Embora necessária, a higienização dos dentes não é 100% eficaz para garantir uma boa saúde bucal. Afinal, mesmo se o indivíduo tiver uma higiene muito correta e ingerir uma grande quantidade de açúcares, há a possibilidade de ter cáries.

De acordo com o coordenador pedagógico do curso de Odontologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), Danilo Fernandes, alguns alimentos como os biscoitos, achocolatados e balas, são considerados cariogênicos, pois contêm carboidratos fermentáveis que, em contato com os microorganismos na boca, podem causar uma queda no pH da saliva e estimular o processo da cárie.

“Os alimentos cariostáticos não são metabolizados pelos microrganismos na placa e não causam uma queda no pH da saliva. São exemplos de alimentos cariostáticos os proteicos, tais como ovos, peixes, carnes e aves, a maioria dos vegetais, gorduras e gomas de mascar sem açúcar”, ensina.

Já os alimentos anticariogênicos impedem a placa bacteriana de reconhecer um alimento acidogênico quando ele é consumido primeiro. “Como exemplo temos o xilitol, que quando incorporado a uma goma de mascar sem açúcar também possui a capacidade de aumentar o fluxo salivar, levando a um aumento da atividade tamponante da saliva e subsequente a depuração aumentada de carboidratos fermentáveis das superfícies dentais”, assinala.

Danilo Fernandes ressalta que recentemente vários pesquisadores têm apontado o açúcar como principal fator dietético na causa da cárie dental. Todos os açúcares comuns da dieta alimentar (sacarose, glicose, frutose e lactose) são utilizados no metabolismo de energia de muitas bactérias da placa, portanto estando sujeitos a serem fermentados por esses microorganismos.

“A sacarose é considerada de maior potencial cariogênico, quando comparada a outros carboidratos, por razões como o pequeno tamanho de suas moléculas e a sua facilidade de difusão pela placa e também pelo fato desse carboidrato ser facilmente fermentado e metabolizado pelos microrganismos que produzem ácidos”, explica.

Os açúcares
A sacarose, comumente chamada de açúcar, é um composto formado pela condensação da frutose e da glicose. Ela é encontrada em diversas plantas, principalmente na beterraba e na cana-de-açúcar.
A glicose é um carboidrato simples do tipo monossacarídeo e representa a principal fonte de energia dos seres vivos. Ela pode ser encontrada livre ou combinada com outros tipos de carboidratos. O amido, presente em cereais, como arroz, milho e trigo, e em tubérculos, como batata e mandioca, é uma das principais fontes de glicose.
Frutose é o tipo de açúcar naturalmente presente nas frutas. Assim como a glicose, é um monossacarídeo e faz parte do grupo dos carboidratos simples. Além de presente nas frutas, também é adicionada a alguns alimentos industrializados, na forma de xarope de frutose.
A lactose é um carboidrato que dá o sabor adocicado ao leite de origem animal e seus derivados.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu