Alagoas
Docentes e estudantes realizam pesquisas na 72ª Expoagro Alagoas
Participação promove aulas práticas, estágios, networking com os maiores produtores do Nordeste, além da realização projetos de pesquisa, extensão e iniciação científica
Os docentes e discentes do curso de Medicina Veterinária do Cesmac, estão participando ativamente da 72ª EXPOAGRO Alagoas, que segue até o próximo domingo (30), no Parque da Pecuária, no bairro do Trapiche, em Maceió. A participação proporciona aos acadêmicos aulas práticas, estágios, networking com os maiores produtores do Nordeste, além da realização projetos de pesquisa, extensão e iniciação científica. Neste sentido, estão sendo realizadas diversas pesquisas para avaliação dos parâmetros clínicos, eletrocardiográficos, biometria e termografia de ovinos, bovinos, equinos, animais de produção em miniatura (mini horse, mini vaca, mini boi, pôneis, mini cabras) e lhama, para avaliação de comportamento e bem-estar. A pretensão é avaliar mais de 200 animais durante o período de exposição.
Há um consenso de que os animais domésticos, por terem sido incorporados à estrutura social da humanidade, sendo mantidos em cativeiro, servindo de alguma maneira à sociedade, merecem níveis mínimos de bem-estar, aponta a literatura acadêmica. Além das várias justificativas religiosas, éticas e filosóficas, há um reconhecimento crescente dos laços entre o bem-estar animal (BEA) e a suscetibilidade a doenças e lesões, perdas econômicas ao longo da cadeia de produção e alimentos de baixa qualidade. O aspecto bem-estar animal pode ser considerado, portanto, intrinsecamente relacionado à saúde pública, segurança do alimento e desenvolvimento econômico de longo prazo. Paralelo às questões econômicas, os consumidores associam cada vez mais os indicadores de bem-estar animal ao consumo consciente e preferências éticas, relacionadas à responsabilidade social e ambiental.
Neste âmbito, as pesquisas estão sendo lideradas pelos docentes Profa. Dra. Raíssa Karolliny Salgueiro Cruz, Profa. Dra. Muriel Magda Lustosa Pimentel, Prof. Me. Marcos Antônio Vieira Filho e Profa. Ma. Anne Caroline de Jesus Oliveira, contando com a participação de mais de 30 discentes da Liga Acadêmica de Equídeos (LAEQUI) e da Liga Acadêmica de Cardiologia Veterinária (LACARDIO).
O espaço foi gentilmente cedido e as pesquisas foram incentivadas pelo presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, e pelos proprietários dos animais, que apoiaram a ideia e os disponibilizaram para as pesquisas. Os dados após analisados, serão publicados em revistas científicas para maior disseminação das informações, visto a importância do comportamento e bem-estar animal e a inovação das pesquisas realizadas, principalmente durante uma feira agropecuária.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Construção polêmica
Supremo questiona construção de muro na Cracolândia, em São Paulo
-
Alagoas
Servidores da Educação podem participar de curso gratuito sobre relações étnico-raciais e quilombolas da Ufal
-
Suspeito tem 18 anos
Preso em Minas Gerais suspeito de matar jovem recém-casado no bairro Jacintinho
-
Financiamento Estudantil
Fies: veja prazo, requisitos e informações importantes para conquistar uma vaga
-
Entenda para que serve
Polícia Científica coleta DNA de reeducandos no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano