Alagoas
Hospital de Arapiraca realiza 18 cirurgias inéditas em mutirão de ATM
Foram 30 horas de bloco cirúrgico, o que mobilizou diversos profissionais do Hospital Regional
Durante dois dias, médicos vindos de vários estados do Brasil e do Chile participaram, em Arapiraca, de um mutirão de cirurgias de correção buco-maxilo-facial. O evento realizado neste mês, pela equipe da Unidade da Face do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, foi planejado por três meses e contou com a parceria de diversos setores da saúde, a exemplo da Secretaria Estadual da Saúde, Unimed Metropolitana do Agreste e empresas parceiras.
Os pacientes, em sua maioria mulheres, foram submetidos a cirurgias da articulação temporomandibular, mais conhecida como ATM. “Em todos os casos eles sofriam de transtornos da ATM, uma doença que causa dor e muitos incômodos, sobretudo no abrir e fechar da boca, uma condição de sofrimento diário”, explicou o cirurgião buco-maxilo-facial, Ricardo Watson, responsável pelo mutirão.
Cada operação durou cerca de duas horas, totalizando mais de 30 horas de bloco cirúrgico, o que mobilizou diversos profissionais do Hospital Regional, transcorrendo os procedimentos cirúrgicos em sua totalidade sem intercorrências. Com uma lista de espera contando mais de 100 pacientes de diversos municípios de Alagoas, o primeiro Mutirão conseguiu alcançar seu objetivo, buscando criar um modelo de viabilizar a oferta desse procedimento cirúrgico aos pacientes assistidos pelo serviço de cirurgia buco-maxilo-facial da unidade.
“Esse foi o momento inicial e muito positivo no sentido de colocarmos Arapiraca como referência do Nordeste nessas cirurgias, que são raras em acontecer e não tem paralelo no Norte e Nordeste do país. Ao atrair esses profissionais para cá queremos abrir um espaço novo para esse nível de trabalho”, destacou Ricardo Watson.
“Até as aplicações de laser para cicatrização e prevenção de inflamações foram adquiridas gratuitamente. Vale salientar que essas cirurgias, embora não sejam realizadas pelo SUS, foram realizadas sem custos para os pacientes. A parceria e a boa vontade de todos os profissionais e parceiros foram fundamentais, além da estrutura disponibilizada pelo Hospital Regional”, explicou o profissional.
Todos os pacientes já estão em suas casas, em fase de recuperação e assistidos pela equipe do Hospital Regional. O pós-operatório inclui sessões de fisioterapia buco-maxilo-facial que são realizadas em seus municípios de origem. “Ficamos muito honrados com a presença desses profissionais, que vieram de tantos estados e até de outro país para uma ação científica, mas, sobretudo de grande impacto humano”, comentou o provedor do HRNSBC, Geraldo Magela.
Além da mobilização local, o mutirão contou com a presença de nomes renomados e pioneiros de técnicas da cirurgia da ATM no Brasil, o Professor João Gonçalves, e Daniel Cassano, presidente da Associação Latino Americana de Cirurgiões de ATM.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
GESTÃO
Dantas dará início às mudanças no secretariado em seu retorno
-
Construção polêmica
Supremo questiona construção de muro na Cracolândia, em São Paulo
-
Alagoas
Servidores da Educação podem participar de curso gratuito sobre relações étnico-raciais e quilombolas da Ufal
-
Suspeito tem 18 anos
Preso em Minas Gerais suspeito de matar jovem recém-casado no bairro Jacintinho
-
Financiamento Estudantil
Fies: veja prazo, requisitos e informações importantes para conquistar uma vaga