Alagoas

COPA DO MUNDO

Pode faltar ao trabalho em dia de jogos da Seleção?

Três primeiras disputas serão durante a semana e em horário de expediente

Por Renata Marques 15/11/2022 07h07 - Atualizado em 15/11/2022 08h08
Pode faltar ao trabalho em dia de jogos da Seleção?

A Copa do Mundo está às portas e mais uma vez os brasileiros aguardam ansiosamente pelo hexa. Este ano, o evento mais importante do futebol mundial será realizado no Catar, país com 6 horas de diferença do fuso horário do Brasil. E como é tradição se reunir e confraternizar com os amigos nos dias de jogos, surge a dúvida: pode faltar ao trabalho para ver a Seleção em campo?

Em Tempo Notícias
buscou a resposta com uma advogada trabalhista. “De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o trabalhador não tem direito à folga para ver as partidas da Seleção Brasileira, porém é possível que empregados e empregadores cheguem a um acordo”, explica Nathaly Correia.

O jogo de cintura será primordial, já que as três primeiras partidas disputadas pela Seleção serão durante a semana e em horário de expediente. De acordo com a especialista, além dos colaboradores e patrões poderem negociar as folgas, também é possível combinar uma jornada de trabalho menor. Mas o acordo deve ser oficializado para comprovar a decisão de ambos.


“Em caso de dispensa dos trabalhadores sem nenhum tipo de acordo assinado, apenas por uma questão costumeira, as mesmas empresas não poderão descontar o dia trabalhado nem exigir compensação de horas posteriormente. Por isso a importância de firmar um acordo escrito. Em casos de empresas que dispõem de banco de horas, é possível utilizá-lo para compensar a ausência no trabalho durante os jogos”, afirmou Nathaly.

Se a falta ocorrer sem explicação, Nathaly Correia explicou as consequências que esse trabalhador pode receber. “O empregado pode ter o dia de falta descontado do salário ao final do mês. Essa falta não permite que ele seja demitido por justa causa. Isso só acontece em casos de faltas contínuas, nas quais o funcionário falta diversas vezes ao trabalho sem justificativa plausível, conforme consta no artigo 482 da CLT”, concluiu a advogada.

Aliviado?


Confira as datas e horários dos jogos da Seleção Brasileira
:


Brasil X Sérvia - 24/11 (às 16h)


Brasil X Suíça - 28/11 (às 13h)


Brasil X Camarões - 02/12 (às 16h)

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu