Alagoas
Luz artificial faz filhotes de tartaruga se perderem em praia de Maceió
Instituto Biota conseguiu resgatar animais; um deles se encontrava na ciclovia
Filhotes de Tartaruga- cabeçuda (Caretta caretta) são flagradas transitando em iclovia no bairro Cruz das Almas. - Foto: Acervo do Instituto Biota
As areias quentes das praias de Alagoas são ideais para ninhos de tartaruga, principalmente as da espécie tartaruga-cabeçuda. Mas também se mostram perigosas quando os filhotes nascem na área urbana. Nesta quarta-feira (19), cerca de 40 filhotes da espécie nasceram na Praia de Cruz das Almas e rumaram caminho contrário ao mar devido às luzes artificiais do local. Algumas foram achadas "perdidas" nas areias e outra foi encontrada na ciclovia que margeia a orla.
A veterinária Luciana Medeiros, diretora executiva do Instituto Biota de Conservação, informou que o fenômeno não é incomum, tendo em vista que os animais costumam nascer durante a noite e o início da manhã e que se guiam para o mar pelo luminosidade refletida no mar e as luzes da cidade acabam por confundi-los.
"Estamos no período reprodutivo das tartarugas marinhas, então é comum encontrar tanto as fêmeas subindo pra desovar, como flagrar os filhotes nascendo, principalmente a noite até o início da manhã.Os filhotes quando nascem se guiam para o mar pelo brilho dele. Mas em áreas urbanas tem essa problemática, devido a iluminação pública ou de residências, que acaba confundindo e desorientando os filhotes, levando eles a seguir em direção contrária ao mar", explica Luciana.
Outra problemática encontrada nesse período reprodutivo é o trânsito de veículos nas praias. Isso pode acarretar na compactação da areia e dos ninhos e o rastro dos pneus na areia. "Eles podem atrapalhar o filhote de chegar ao mar, pois quando eles entram em um rastro desses, nem sempre conseguem sair ou seguir a trilha do pneu", revela.
De acordo com o Instituto, caso alguém flagre algum animal marinho, vivo ou morto, pode entrar em contato conosco, nos enviando tb fotos, vídeos e localização, para que possamos passar as orientações de acordo com cada caso através do whatsapp, telefones ou redes sociais, nos seguintes números: (82) 99115-2944; 98815-0444 e 99115-5516 ou Instagram/Facebook: @institutobiota.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



