Alagoas

SAÚDE

Novo Centro de Imagem do HGE realiza mais de 92 mil exames em 11 meses

Procedimentos são indispensáveis para o diagnóstico preciso e para a definição do melhor tratamento

Por Redação 28/03/2023 07h07
Novo Centro de Imagem do HGE realiza mais de 92 mil exames em 11 meses

Profissionais qualificados são capacitados para utilizar a alta tecnologia dos aparelhos

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, conta com um eficiente Centro de Imagem, composto por uma equipe multidisciplinar qualificada, responsável pela realização dos mais avançados exames. Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o serviço já realizou 92.704 exames nos primeiros 11 meses de funcionamento, contribuindo, decisivamente, para as definições das condutas médicas que resultam na cura dos pacientes assistidos.


Somente no ano passado foram 81.876 exames realizados, sendo 40.899 raios-x, 31.346 tomografias computadorizadas, 4.319 ecocardiogramas, 4.044 ultrassonografias e 1.268 endoscopias. Este ano, nos meses janeiro e fevereiro, já foram feitos 10.828 exames, dos quais 5.651 raios-x, 4.090 tomografias computadorizadas, 510 ultrassonografias, 471 ecocardiogramas e 106 endoscopias.

“Esse número expressivo demonstra o quanto o Centro de Imagem é importante para o funcionamento do hospital, que é parte considerável da solução da saúde dos alagoanos. O HGE funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e está de portas abertas para os traumas. Por isso, a unidade necessita desses equipamentos de ponta para cumprir com a sua missão de salvar vidas”, pontuou o diretor Fernando Melro.

Beneficiado

Carlos José da Silva, de 53 anos, é um dos tantos cidadãos que estão recebendo a assistência necessária para o restabelecimento da saúde. Ele está internado na Unidade de AVC do HGE, especializada no tratamento do popular “derrame”. O paciente conta que teve acesso a todos os serviços da unidade de maneira ágil, na velocidade que precisava para salvar sua vida e diminuir o risco de graves sequelas.


“Foi tudo muito rápido! Eu nunca havia vindo ao HGE, e fiquei impressionado com a agilidade do meu atendimento. Superou as minhas expectativas! Estou satisfeito, seguro de que em breve voltarei melhor para casa. Ainda bem que nós temos um hospital como este, pois, sem ele, sem os profissionais que aqui estão, sem o seu aparato tecnológico, eu poderia não estar vivo”, disse Carlos, que está se recuperando de um AVC do tipo isquêmico.

No caso de um paciente diagnosticado com AVC, desde a investigação é imprescindível, entre os exames de imagem, a realização, e repetição, de tomografias computadorizadas e ecocardiogramas. É possível que também seja solicitada uma ultrassonografia, caso o especialista observe a necessidade. A disponibilidade desses exames é importante para o diagnóstico, para o tratamento e até para a indicação segura da alta hospitalar.

“Os pacientes do HGE contam com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, capacitada e empenhada a receber o paciente, de maneira humanizada, até a liberação do laudo pela equipe de radiologia médica, laudos esses altamente resolutivos, que contribuem diretamente com a conduta médica e com a recuperação do cidadão assistido”, acrescentou a supervisora das técnicas radiológicas e coordenadora técnica do Centro de Imagem, Kamila Cabral.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu