Alagoas
Mundaú Lagoa Aberta acontece neste domingo (02), com o tema Educação, Arte e Cidadania
A programação conta com roda de diálogos com participação de nomes de referência na educação e muito coco, capoeira e maracatu
![Mundaú Lagoa Aberta acontece neste domingo (02), com o tema Educação, Arte e Cidadania](http://img.dhost.cloud/97d7p4V8nIwnBYKY0JII4ceDYU4=/840x520/smart/revistaturismoenegocios.nyc3.digitaloceanspaces.com/uploads/imagens/img-20230402-wa0009.jpg)
Neste domingo (2), acontece a 33ª edição do Mundaú Lagoa Aberta abordando o tema Educação, Artes e Cidadania, com roda de diálogos de grandes profissionais da educação. A concentração será no Monumento ao Milênio, Vergel do Lago, às 14 horas.
Para a secretária de políticas públicas do Sinteal, Marluce Remígio, o direito a uma educação de qualidade é um direito social: “O direito à educação é previsto na Constituição Federal com a seguinte dimensão: "A educação é direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". Portanto, orienta a formação de pessoas, afirma valores, contribui para a criação de uma consciência ética e cidadã. Uma cultura de direitos e em especial à educação significa respeitar as diferenças, lutar pela paz, pelo respeito e pela igualdade. O Sinteal seguirá na luta e ocupando os espaços de discussão por uma sociedade mais justa e digna para todos”, finaliza.
O professor de Letras da Ufal, Jadir Ribeiro também fala sobre a importância do Mundaú Lagoa Aberta e de seus debates: “O Projeto Mundaú Lagoa Aberta é um importante canal de socialização da arte e da cultura na periferia lagunar. Além disso, conta com debates que fortalecem os sujeitos da própria comunidade. Para este primeiro domingo de abril, a roda de conversa gira em torno do tema Educação, arte e cidadania. Entende-se, desde já, que só há cidadania plena com a classe trabalhadora tendo acesso à arte e à educação; porém, rejeitamos o ensino da mordaça, queremos uma educação que busque a liberdade da opressão”, conclui.
Também dentro da programa do Mundaú Lagoa Aberta, vai acontecer a terceira etapa classificatória do campeonato Mundaú Estilo Livre, uma disputa de rap, com rimas improvisadas, que agita todo um circuito ativo de Batalhas de Rima espalhadas por Maceió e região metropolitana. Nessa proposta, o grupo de rap que se apresenta no campeonato é o Conexão Verde Vivo, de Rio Largo.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Futebol
CRB busca reabilitação na Copa do Nordeste contra o Altos-PI
-
Eita!
Dívida pública sobe 12,2% em 2024 e supera R$ 7,3 trilhões
-
Fortes chuvas
Ciclista é arrastado por enxurrada durante temporal em Maceió
-
Perigo
VÍDEO: Muro da Sococo desaba durante chuvas e deixa mulher ferida
-
Interior de Alagoas
Morador de rua é preso por homicídio após disputa por material de reciclagem