Alagoas
Alfredo Gaspar propõe internação compulsória de inimputáveis por doença mental que cometerem crimes hediondos
Projeto sugere alteração do Código Penal aumentando tempo de internação de inimputáveis para no mínimo 7 e 15 anos em casos de crimes graves e gravíssimos
![Alfredo Gaspar propõe internação compulsória de inimputáveis por doença mental que cometerem crimes hediondos](http://img.dhost.cloud/FFdOmbGYpq_4bU7YOVJPm6bYHXU=/840x520/smart/revistaturismoenegocios.nyc3.digitaloceanspaces.com/uploads/imagens/img-20230424-wa0027.jpg)
O deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil / Alagoas) apresentou um Projeto de Lei que pretende modificar parte do texto do artigo 97, do Código Penal Brasileiro, no que se refere aos crimes hediondos cometidos por inimputáveis. Na proposta, o parlamentar pede que a internação passe a ser compulsória e aumenta ainda o tempo de internação.
“Acredito que existe a necessidade de uma atualização do nosso Código Penal, para que atenda ao clamor da sociedade por justiça. Vemos episódios de crimes gravíssimos onde o autor é inimputável por doenças mentais ou desenvolvimento mental incompleto, e a sanção por internação a ser cumprida é de apenas de um a três anos, dependendo do tipo de doença”, explicou o deputado alagoano.
Com o projeto de Lei 1741/2023, além de a internação passar a ser obrigatória quando a conduta constituir crime hediondo, ou equiparado a este, o tempo de sanção também será modificado, perdurando por no mínimo sete anos, quando praticado com violência ou grave ameaça. No caso do crime, ter resultado em morte, a internação passa a ser de no mínimo 15 anos.
Outra medida solicitada no PL é que só haja suspensão da internação após o cumprimento mínimo da sanção e de depois de averiguada a cessação de periculosidade, mediante perícia médica.
“Em nosso entendimento, o inimputável que comete crime hediondo, deve receber do Estado uma sanção mais adequada e ajustada. Trata-se de um projeto que procura atender ao anseio da sociedade brasileira por justiça em seu sentido mais límpido, assim como estabelecer com mais clareza uma diferenciação em nosso ordenamento jurídico”, completou o deputado Alfredo Gaspar.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Perdeu o controle
Passageiro se revolta e depreda ônibus após falha mecânica em AL
-
Atenção!
Chuva deve continuar em AL nos próximos dias; veja previsão para o fim de semana
-
respondeu
Hugo Playboy rebate versão de motorista de app que confessou facadas: 'Era para...'
-
AVANÇO
Arapiraca é referência nacional na aplicação dos recursos para a assistência social
-
EITA!
Provedor e diretor da Santa Casa mantém sigilo sobre patrimônio imobiliário da entidade