Alagoas
Jovens que completaram 15 anos já podem tirar o título de eleitor
Alagoas tem 30.172 pessoas entre 16 e 18 anos aptas a votar
Pela Constituição Federal, o alistamento eleitoral é facultativo aos jovens de 16 e 17 anos. Contudo, desde o ano passado, uma norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a permitir que jovens de 15 anos obtenham o título de eleitor, embora só possam efetivamente votar quando completarem 16 anos de idade. Em Alagoas, 30.172 jovens entre 16 e 18 anos estão aptos a votar.
Milhões de jovens brasileiros já podem solicitar o alistamento à Justiça Eleitoral, de forma rápida e fácil, utilizando computador, tablet ou celular, pelo portal do TRE de Alagoas, no Autoatendimento ao Eleitor.. Também é possível fazer o alistamento diretamente no cartório eleitoral. Vale ressaltar que essa operação deve ser feita até a data de fechamento do cadastro, que ocorre sempre no mês de maio do ano em que houver eleições.
Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, “o alistamento dos adolescentes de 15 anos estimula o jovem, pois, ao complementar 16, já estará apto a votar, tornando-se pertencente à comunidade política brasileira e responsável pelo fortalecimento da democracia”.
A Resolução do TSE nº 23.659/2021, que trata da gestão do cadastro eleitoral e de outros serviços para as eleições, reforça a informação de que o alistamento eleitoral é facultativo aos adolescentes de 15 anos a partir do momento em que completam essa idade. Porém, mesmo com o título de eleitor, esses jovens só poderão votar, ainda de forma facultativa, caso já tenham completado 16 anos. O voto é obrigatório apenas para os maiores de 18 anos.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
GESTÃO
Reforma administrativa de Dantas pode ser repensada
-
A partir desta sexta-feira
UPA Trapiche abre 10 novos leitos na sala amarela e oferta exames com novo aparelho de raio-X
-
Caso Cauane Lays
Perícia confirma revólver como arma do crime que vitimou adolescente de 13 anos em Maceió
-
Em flagrante
Motorista é preso após ser filmado se masturbando dentro de carro em Maceió
-
Reajuste anual
Sessão ordinária da Câmara debate reajuste salarial de servidores municipais