Alagoas

TEA

Arapiraca promove inclusão de crianças atípicas com Canarraiá Kids

Os portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm dificuldade em socializar e uma menor tolerância a estímulos sensoriais e esses momentos como a ação pode ajudar o Desenvolvimento desses cidadãos

Por Redação 22/05/2023 09h09
Arapiraca promove inclusão de crianças atípicas com Canarraiá Kids

As crianças que estão dentro do espectro autista têm, em sua maioria, dificuldade em socializar e uma menor tolerância a estímulos sensoriais, mas é um erro acreditar que essas restrições as prendem em um "mundinho só delas". Victor Hugo Mendonça Silva, de 9 anos, é um exemplo disso. Ele é uma criança autista e um dos integrantes da quadrilha Canarraiá Kids, de Arapiraca.

"O que mais me impressiona é que a iniciativa de participar partiu dele. Ele adora os ensaios, cada dia está fazendo melhor os passos e está muito empolgado para se apresentar", conta Jaciane Mendonça, mãe de Vitinho, como ele é mais conhecido.

A paixão pela cultura junina é compartilhada entre mãe e filho. Jaciane, que trabalha como segurança durante o dia, divide o tempo "livre" entre as terapias e atividades de estimulação de Vitinho e ainda os ensaios das duas quadrilhas, a Canarraiá e a Canarraiá Kids, que dança como parceira do filho.

Ela conta que o interesse de Vitinho pela quadrilha junina começou justamente assistindo os ensaios dela. "No início foi uma surpresa quando ele disse que queria participar e ele foi muito bem acolhido no grupo. Então ele mergulhou de cabeça e quer saber tudo sobre quadrilha. Ele já pesquisou sobre a origem, sobre como a cultura junina se desenvolveu, sobre a vestimenta, tudo. Ele aprende e eu aprendo com ele", afirma, orgulhosa.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu